Deputados tomam posse na Câmara e Assembléia nessa terça-feira

O mês de fevereiro marca o início dos trabalhos na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa. A partir desta terça-feira (1/02), tomam posse os novos parlamentares, ao lado dos deputados estaduais e federais reeleitos, para o quadriênio 2011-2015. “A posse significa ‘meter a mão na massa’ e nas responsabilidades que o eleitor pôs nas mãos do PCdoB nas eleições de 2010. E nós assumimos com muita satisfação e muito ânimo”, destacou o presidente estadual do partido, Daniel Almeida.

Para o parlamentar, eleito para o seu terceiro mandato consecutivo na Câmara, a Bahia ganha mais representatividade e força com a ampliação da bancada comunista, que passa a contar com três nomes – além de Almeida, Alice Portugal, também em sua terceira legislatura, e Edson Pimenta, estreante na Casa. “O esforço vai ser de contribuir com a bancada dos 15 deputados comunistas e estar sempre de olho nos interesses do povo da Bahia. Os três trarão uma contribuição muito abrangente, porque as nossas votações conseguem representar o universo do eleitorado baiano; Alice tem um mandato com um perfil identificado com alguns setores, que o meu e o de Edson não tem, e vice-versa”, pontuou o deputado.

Na Assembléia, o partido manteve suas três cadeiras, mas conta com o fator renovação, com a chegada de dois candidatos do interior: Fabrício, de Vitória da Conquista, ao Centro Sul do estado; e Kelly Magalhães, de Barreiras, no Oeste; além da manutenção do experiente Álvaro Gomes, que já foi Vice-Líder do Governo na Casa, Líder do Bloco Partidário, presidiu Comissões e a Frente Parlamentar. “A nossa expectativa é muito positiva, de um partido que continue crescendo a sua influência no conjunto da Bahia, com mais força no interior, e que os mandatos sejam importantes instrumentos de fortalecimento do PCdoB para as próximas batalhas”, ratificou Daniel Almeida.

Eleição da Mesa Diretora

Ainda no dia 1º, após a posse, os deputados federais irão eleger a nova Mesa Diretora da Casa, cuja presidência deverá permanecer com Marco Maia (PT-RS), apoiado pelo PCdoB e demais partidos da base aliada do Governo. A candidatura adversária, de Sandro Mabel (PR-GO), é criticada pelo próprio presidente nacional do seu partido, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que não descarta a expulsão do parlamentar da legenda.

Na Alba, Marcelo Nilo (PDT), candidato único, também deve manter-se no cargo. A eleição será na quarta-feira (02), juntamente com toda a Mesa Diretora. “A nossa expectativa é que Marcelo conduza o trabalho de forma a atender as demandas principais da Casa no que diz respeito a uma maior transparência e aproximação com a sociedade, a votação permanente de projetos de deputados, e a questão da TV Assembléia em canal aberto, estendida também a outros meios de comunicação, como rádio e impresso”, afirmou Álvaro Gomes, candidato à 3ª Secretaria na Mesa.

Mas, apesar do apoio a Nilo, a bancada comunista já deixou claro que irá buscar a aprovação de uma emenda constitucional que impeça o direito à reeleição numa mesma legislatura. “Não é correto que permaneça apenas um deputado durante vários e vários mandatos. É preciso a renovação, que outros parlamentares também tenham oportunidade – e existem muitos capacitados para dirigir a Assembléia Legislativa”, endossou Gomes.

Cerimônia de posse

Os federais serão empossados às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Às 15h, participam de reunião para escolha da Mesa Diretora, com votação marcada para as 18h. Já os estaduais participam de sessão preparatória na terça, às 14h30, no plenário Orlando Spínola, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, para recolhimento dos diplomas e registro na Secretaria Geral da Mesa da Casa. No dia seguinte, após sessão de juramento e a posse de fato, acontece eleição simbólica para a presidência da Casa.

De Salvador,
Camila Jasmin