UBM/CE planeja ações em defesa das mulheres

Preocupadas com os índices de violência praticados contra mulheres no Estado, a União Brasileira de Mulheres no Ceará (UBM/CE) está planejando uma série de ações com o objetivo de alertar as autoridades sobre tais crimes.

Logo UBM - UBM

Francileuda Soares, coordenadora estadual da UBM/CE, confirma que o movimento de mulheres do Estado tem se reunido para avaliar essa situação de violência contra as mulheres e prepara ações para chamar a atenção da sociedade em relação à brutalidade expressas nestes assassinatos. “A UBM e outras entidades do movimento de mulheres estão preparando uma nota unificada que chama a atenção para estes tipos de mortes. Além disso, iremos divulgar essas notícias em diversos canais de comunicação. Espaços como este, ajudam a informar e alertar mulheres de todos os cantos sobre o tema”, reconhece.

Para a coordenadora, o fato de a imprensa ter apenas noticiado as mortes e não dar continuidade ao assunto pode ocultar um problema ainda maior. “Vivemos numa sociedade machista e patriarcal. Temos que alertar as autoridades para o aumento nos índices de violência praticados contra as mulheres no Ceará”, defende.

Francileuda informa que a UBM está em processo de articulação com todas as entidades que estão discutindo a situação. “Faremos visitas às delegacias de mulher para pegar dados atualizados sobre esses crimes. Também buscaremos contato com o Ministério Público para dialogar sobre as formas que, coincidentemente, essas mulheres têm sido assassinadas”, reforça. O objetivo, além de alertar as autoridades, é buscar alternativas para ajudar a reduzir e por fim a crimes contra as mulheres.

8 de Março

A coordenadora da UBM/CE alerta que o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, cairá na 3ª feira de Carnaval. “Nossa intenção é intensificar as ações contra a mercantilização do corpo da mulher, algo que observamos facilmente neste período”, ratifica.

Em Fortaleza, a intenção é literalmente “colocar o bloco na rua”. “Deveremos participar das festas tanto na Av. Domingos Olímpio quanto na Praia de Iracema, sempre alertando as mulheres sobre seus direitos”. Francileuda informa ainda que as atividades oficiais alusivas ao Dia da Mulher serão realizadas no sábado seguinte, dia 12 de março. “Não é porque a data irá coincidir com o Carnaval que deixaremos de realizar nossas atividades”, reforça.

Crimes

Em apenas três dias, cinco mulheres foram assassinadas no Ceará no início deste ano. Quatro delas somente na Grande Fortaleza. A vendedora Francisca Caroline Santiago Nunes, 24, foi morta com tiros na cabeça na presença dos filhos, de sete e dois anos de idade. A adolescente Socorro Pereira Gonçalves, 15, foi executada a tiro. A dona-de-casa Vera Lúcia Araújo Rodrigues, 43, foi assassinada na região metropolitana. O corpo de Janaína Rodrigues da Silva foi encontrado despido e com ferimentos em um terreno baldio e a jovem Carla Taline Menezes Ferreira, 19, foi morta com vários tiros na cabeça.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da
UBM)