Jucimar Veloso, o Papi, é o novo prefeito de Tefé

Jucimar Veloso (PMDB), o ‘Papi’, venceu neste domingo as eleições suplementares no município de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus). A diferença para o segundo colocado, Wiseman Celani (PR), apoiado pelo ex-prefeito Sidônio Gonçalves, foi de apenas 557 votos.

Papi teve 49,32% (11.782) do votos válidos, contra 46,98% de Wiseman Celani, e 1.52 % de Abel Alves (PSOL), o atual prefeito do município. A apuração do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM) terminou por volta das 19h20, com um pequeno atraso em relação ao horário previsto. Três urnas tiveram problemas técnicos e foram substituída, informou a comissão técnica do tribunal.

A coligação de Papi, 'Vamos com fé pra Tefé melhorar', agregou os partidos PSDC, PMN, PTC, DEM, PCdoB, PTB, PDT, PSL e PMDB. A chapa de Wiseman Celani, ‘Coligação do Bem’, foi composta pelo PR, PSC, PSB, PV, PSDB, PTB, PTN, PTdoB e o PHS.

O TRE-AM registrou 40 denúncias das 6h às 18h de ontem, a maioria referente ao transporte ilegal de eleitores. O coordenador da fiscalização eleitoral da Polícia Federal (PF), Roberto Câmara, informou que a Polícia Militar (PM) interceptou uma embarcação que transportava gratuitamente 25 passageiros das comunidades rurais de Cairara, Igarapé- Açú e Barreirinha para a sede de Tefé.

As eleições suplementares tiveram tropas federais para reforçar a segurança, a pedido do Ministério Público Federal. O procurador Regional Eleitoral, Edmilson Barreiros, alegou que o município tem histórico de conflitos em períodos eleitorais, e o efetivo da Polícia Militar (PM) da cidade não é suficiente para manter a ordem durante o pleito.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, consultou o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), sobre a necessidade da envio de força federal para Tefé, e ele se manifestou favorável.

Cassação
Há dois meses o TSE decidiu manter a cassação do prefeito eleito em 2008 no município de Tefé, Sidônio Gonçalves. A perda do mandato foi determinada inicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que autorizou a realização de eleições suplementares em Tefé.

Sidônio foi cassado porque o TRE entendeu que ele estava exercendo o quarto mandato consecutivo.

Prefeito de Alvarães nas gestões 1996-2000 e 2000-2004, ele se afastou do cargo no final do segundo mandato, para concorrer à prefeitura do município vizinho de Tefé, onde foi eleito em 2004 e reeleito na eleição seguinte (2008).

O município de Tefé tem o quinto maior eleitorado do Amazonas, com 33.644 pessoas aptas a votar. O prefeito eleito é irmão do deputado federal Lupércio Ramos (PMDB).

Fonte: Portal D24am – www.d24am.com