Sem categoria

Parlatino-Venezuela abre sessões com o Mercosul na agenda

O grupo Venezuela no Parlatino realiza nesta quinta-feira (20) sua primeira sessão do período legislativo 2011-2016 com vários itens na ordem do dia, incluindo um debate sobre a entrada do país no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A discussão do tema consiste na análise de uma proposta dos deputados socialistas à oposição para que, de maniera unânime, a representação nacional no Parlatino solicite ao Congresso do Paraguai a aprovação da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

Apenas esta instância paraguaia ainda não se posicionou sobre a efetiva incorporação de Caracas ao mecanismo sub-regional integrado por Argentina, Brasil e Uruguai.

Para o presidente do Grupo Venezuela no Parlatino, Rodrigo Cabezas, a oposição deve considerar o apoio à proposta de interesse nacional. "Não queremos condicionar esse acordo, que consideramos favorável para todos os setores pela oportunidade de ampliar a integração regional e melhorar o desenvolvimento do país", disse ele.

Neste sentido, a oposição sugeriu a possibilidade de aderir, no entanto, também condicionou o apoio à análise do retorno da Venezuela à Comunidade Andina de Nações.

Se votassem a proposta, os socialistas e seus aliados (um comunista e um índio) ganhariam por sua maioria no grupo, sete dos 12 deputados. Outro item da agenda da primeira sessão plenária é a aprovação de uma declaração de solidariedade com o Brasil, pelas centenas de mortos nos últimos dias por causa da chuva.

Os representantes da Venezuela no Parlatino também definirão nesta quinta-feira a composição das 13 comissões da entidade, um processo em que os socialistas vão fazer valer a sua posição dominante.