Ministra da pesca promete parceria com o Amazonas

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, disse que vai firmar parceria com o governo amazonense no sentido de incrementar a produção de pescado no Estado. Ela discutiu o assunto nesta quinta (20), no seu gabinete em Brasília, com a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), o secretário de produção rural, Eron Bezerra, e o secretário adjunto de pesca, Geraldo Bernardino.

Secretário Eron e Deputada Vanessa reunem com ministra da Pesca - Samuca Melo

Ideli Salvatti comprometeu-se em visitar em breve os municípios amazonenses onde estão sendo instalados entrepostos de pesca, fábricas de gelo, estação de alevinagem, captura de peixe ornamental e as fábricas de "bacalhau da Amazônia", que estão sendo implantadas em Maraã e Fonte Boa.

A ideia da ministra é passar três dias no Estado. Na ocasião, ela quer reunir com o governador Omar Aziz para discutir como facilitar o processo de licenciamento ambiental para a produção do pescado, um dos principais gargalos do setor. "São projetos extremamente estruturados e vão ao encontro do que a presidente Dilma nos pediu: mais produção, mais industrialização e inclusão social. Nós já combinamos uma agenda de dois a três dias quando vou poder visitar esses projetos para fazermos parcerias e incentivar principalmente a piscicultura”, disse a ministra.

Vanessa Grazziotin diz que a ministra deixou claro que o setor da pesca é prioritário para desenvolver projetos sustentáveis em toda a Amazônia e em especial no Amazonas.  "Industrializando o produto nós estaremos agregando valores e assim melhorando a qualidade de vida das pessoas no interior", afirmou a parlamentar. "A ministra gostou muito dos projetos, fundamentalmente na verticalização do bacalhau, do programa Peixe Popular e das estações de alevinagem que estão em construção. Creio que a gente sai daqui com uma grande parceria estabelecida”, avaliou o secretário Eron Bezerra.

Ele acredita que a parceria pode resultar na aquisição de mais três caminhões-frigorífico para o programa Peixe Popular, ajuda na instalação dos entrepostos de pescado no Alto Solimões, o aprimoramento do Centro de Tecnologia e Treinamento em Aquicultura em Balbina e na construção de mais dez fábricas de gelo nos municípios.

A meta do governador Omar Aziz é gerar emprego e renda no interior do Estado a partir do setor primário. O setor pesqueiro é uma das apostas do secretário Eron Bezerra. "Precisamos expandir a piscicultura. A pesca extrativa tende a acabar com o tempo. Além disso, é necessário agregar valor à matéria-prima. Estamos fazendo isso com as indústrias em construção", explicou o secretário.