Sem categoria

Virgínia também estuda leis contra imigrantes nos EUA

Legisladores republicanos do estado da Virginia estão analisando a apresentação de projetos de lei contra os imigrantes que não possuem documentos para permanência no país. Cresce em vários estados norte-americanos a movimentação da direita contra os imigrantes.

Os planos tornam mais difícil trabalhar, estudar ou usar os serviços sociais no país, o que foi denunciado por organizações de imigrantes.

Uma das propostas autorizará o governador a negar fundos às municipalidades ou instituições estatais que limitem o cumprimento das leis de imigração.

No mês passado, o representante republicano Tim Domnelly, vinculado ao movimento ultraconservador Tea Party, anunciou na Califórnia um projecto que rivaliza com uma polêmica lei do Arizona que criminaliza a imigração ilegal.

Por sua parte, o escritor Michael Erickson, também do Tea Party, impulsiona uma iniciativa eleitoral que recolhe assinaturas para ser levada a votação.

O plano autoriza a Polícía a verificar o estado legal migratório das pessoas que detiveram, torna ilegal o ato de transportar imigrantes sem documentos ou pedir trabalho nas ruas. Igualmente, impõe severas multas a quem contrate imigrantes ilegais, conscientemente ou por negligência.

Já na Flórida o senador Michael Bennett defendeu uma iniciativa similar, que além do mais multa com 100 dólares e pune com até 20 días de prisão os imigrantes legales que não portem consigo seus documentos.

O Arizona se converteu no primeiro estado norte-americano a aprovar uma medida contra a imigración ilegal, embora as partes mais polémicas da mesma tenham sido suspensas por um juiz federal enquanto o caso esteja em julgamento nos tribunais.

Em novembro último, a legisladora republicana Debbie Riddle também apresentou vários projetos de lei contra os imigrantes no Texas.

Fonte: Prensa Latina