Sem categoria

Professor da UnB sugere federação na reforma política

O cientista político David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB), defende a adoção da federação de partidos como uma solução para acabar com a regra das coligações nas eleições proporcionais, dos deputados estaduais, federais e dos vereadores. Em sua opinião, "a ideia genial" apresentada na proposta de reforma política de 2003 pelo governo é a solução intermediária que atende a grandes e pequenos partidos.

"A coligação é só para eleger, mas nessa federação, os partidos tem que ficar juntos por pelo menos três anos", lembrou o cientista. "Acaba com o troca-troca de partidos", comenta.

Pela regra proposta, nem os partidos podem sair da federação nesse período, nem os deputados podem mudar de legenda. "Isso permite que os partidos pequenos que estão na federação preservem a sua identidade, pois o maior problema das coligações ou de regras como a cláusula de barreira eram partidos como o PCdoB se perderem".

A proposta, na avaliação do cientista, supera o obstáculo contra o fim das coligações partidárias sem criar dificuldades para os candidatos. Afinal são os pequenos partidos ou mesmo os nanicos os que sobrevivem em função desse dispositivo eleitoral.

Caso prevaleça uma proposta de apenas acabar com as possibilidade de os partidos se coligarem nas eleições, os partidos pequenos terão que fazer fusões para serem admitidos nas regras de cláusulas de barreiras que exigem pelo menos 1% de votos do eleitorado.

Fonte: Agência Estado