Sem categoria

Dilma e Chávez iniciam preparação de visita à Venezuala

A presidente Dilma Rousseff recebeu na tarde desta terça-feira (11) um telefonema do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez.

Durante o diálogo, de cerca de dez minutos, ficou acertado que eles aproveitarão o encontro da Cúpula América do Sul e Países Árabes (Aspa), no dia 16 de fevereiro, em Lima, no Peru, para agendar uma visita de Dilma à Venezuela.

A conversa foi acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e pelo assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

A visita da presidente brasileira à Venezuela deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2011. Chávez e Dilma, já na bilateral que farão em fevereiro durante a Cúpula América do Sul – Países Árabes, em Lima, capital do Peru, discutirão sobre a intensificação dos programas de cooperação entre os dois países nas áreas agrícola, industrial e de habitação, entre outras.

Após despacho com Patriota, ficou acertado que a presidente vai para a Argentina na noite do próximo dia 30. No dia seguinte, Dilma se encontrará com a presidenta Cristina Kirchner.

Após o encontro, Dilma seguirá para o Uruguai, onde participará de jantar com o presidente José Mujica. A presidente volta em seguida para o Brasil para participar, no dia 1º, da abertura do ano Judiciário.

Com agências