PCdoB Salvador leva seu bloco para a Lavagem do Bonfim

Mais de um milhão de pessoas devem participar nesta quinta-feira (13) da 265ª edição da Lavagem do Bonfim. O evento abre oficialmente o calendário de festas populares de Salvador e costuma reunir baianos e turistas em busca de proteção do Senhor do Bonfim ou de apenas mais um motivo para cair na folia. Como já é tradição, o PCdoB colocará seu bloco na avenida, levando a critica política para o cortejo. A concentração será às 8 horas, no pé da Ladeira da Conceição.

Este ano, o tom dos protestos será a gestão do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município e vive uma das maiores crises políticas que a capital baiana teve conhecimento. “Vamos desfilar a nossa insatisfação com a atual gestão que tem deixado muito a desejar. A cidade está abandonada e sofre as consequências da gestão desastrosa de João Henrique, que faz um governo de improviso e sem coerência política e administrativa”, afirma o secretário de Comunicação do PCdoB Salvador, Emanoel Souza.

Com o lema “Salvador merece mais”, o bloco dos comunistas promete manter a tradição de ser um dos mais animados do cortejo, que sai às 9 horas, da frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e segue até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim. Lá, as centenas de baianas vestidas com seus trajes brandos fazem a lavagem das escadarias do templo. São aproximadamente 8 km de caminhada, mas ninguém reclama de cansaço.

Prestigiada por artistas e políticos, a festa contará este ano com o deputado federal eleito pelo PCdoB em São Paulo, Protógenes Queiroz. O governador da bahia, Jaques Wagner (PT), também costuma participar do cortejo, seguindo até o Bonfim com sua comitiva. Já o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), não deve comparecer ao evento.

De Salvador,
Eliane Costa