Sem categoria

Intransigente, Coreia do Sul não quer diálogo nem negociação

O governo da Coreia do Sul rejeitou a proposta da Coreia do Norte de retomar incondicionalmente as conversações de paz, disse o porta-voz do Ministério de Assuntos exteriores desse país, Kim Yong-sun.

Funcionários do Ministério para a Unificação também expressaram sua rejeição ao processo, iniciado em 15 de junho mas com numerosos altos e baixos nas negociações.

Representantes dessa pasta também consideraram que a posição da República Popular Democrática de Corea (RPDC) não era uma base para o diálogo.

A tensão na Península Coreana se mantém em alto grau depois dos incidentes armados ocorridos em novembro de 2010, sem que se vislumbre um possível reinicio das negociações.

O jornal Rodong Sinmun, da RPDC, difundiu nesta quinta-feira uma declaração em que faz um apelo para a abertura de uma nova fase para a reunificação sem depender de forças nem de enfrentamento.

O jornal acrescentou que o processo reunificador é “vital e é uma tarefa urgente” e o qualifica como um "desejo secular" de toda a nação coreana.

Por seu lado, Seul anunciou o inicio de novas manobras militares, cuja execução se mantém desde a troca de fogo nas proximidades da ilha de Yeonpyeong.

Prensa Latina