Postos de saúde do Rio com horário ampliado para trabalhadores

A população da cidade do Rio terá postos de saúde atendendo por mais tempo a partir do dia 3. As unidades da capital vão funcionar até as 20h, três horas a mais do que o habitual. A emenda, aprovada pela Câmara Municipal, visa a garantir o acesso e o atendimento dos trabalhadores nos ambulatórios médicos, após o horário de trabalho.

A lei já tinha sido aprovada em 2009, mas foi vetada por falta de verbas, na ocasião, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Desta vez, a proposta foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias, promulgada pelos vereadores, garantindo o recurso necessário.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que existem 175 unidades básicas de saúde no município e que 15 postos já funcionam até às 20h. Segundo a secretaria, a ampliação do horário de funcionamento das unidades já estava nos planos e o aumento do horário de atendimento está “acontecendo de forma progressiva, levando em consideração hábitos de vida da população local, necessidades de serviços de saúde e orçamento”.

Os postos de saúde oferecem especialidades como clínica médica, odontologia, vacinação, pediatria, obstetrícia e ginecologia.