Sem categoria

Enviado dos EUA inicia giro asiático sobre questão coreana

O enviado estadunidense Stephen Bosworth iniciará na terça-feira (4) um giro por três países asiáticos associado a uma possível retomada das conversações de seis partes sobre a desnuclearização da Península Coreana.

Bosworth, representante especial para os assuntos relacionados com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), irá na próxima quarta-feira à China e na quinta ao Japão, acompanhado de Sung Kim, o enviado de Washington às referidas conversações, nas quais participam as duas Coreias, a China, o Japão, os Estados Unidos e a Rússia.

Em Seul, Beijing e Tóquio, a delegação se entrevistará com importantes funcionários governamentais para analisar os próximos passos na península, segundo informaram fontes oficiais.

A China, anfitriã do mencionado processo, defende uma pronta retomada da conversações a fim de diminuir as tensões na região, que tiveram uma escalada depois do incidente de 23 de novembro passado.

A chegada de Bosworth a Seul será precedida pelo início nesta segunda-feira (3) de uma visita a Washington do chanceler da China, Yang Jiechi, para preparar a que o presidente Hu Jintao realizará.

Fonte: Prensa Latina