Lula lança pedra fundamental da Fiat

Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva faz a sua última visita a Pernambuco na condição de presidente da República. A agenda do líder de Estado inclui como destaque o lançamento da pedra fundamental da fábrica da Fiat, que será construída no Complexo Industrial Portuário de Suape. A nova indústria criará 3,5 mil empregos diretos com recursos de R$ 3 bilhões.

Será a maneira mais coerente de encerrar as atividades, haja vista o peso econômico deste porto e o crescimento vertiginoso que ele trouxe para toda uma região, com um desempenho que deixou para trás todas as outras regiões brasileiras.

O lançamento da pedra fundamental da fábrica da Fiat ocorrerá hoje, em Suape. O investimento diz respeito à construção da indústria, de um centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e plataformas, além de treinamento de recursos humanos para operar o novo empreendimento. A nova fábrica terá capacidade para produzir cerca de 200 mil unidades por ano e deve entrar em operação em 2014. A localização estratégica de Suape representa vantagem significativa na movimentação de suprimentos e de produtos acabados. Ontem à noite, o governador Eduardo Campos recebeu a diretoria da montadora para um jantar no Palácio do Campo das Princesas, em evento fechado à Imprensa.

Uma das curiosidades do evento da Fiat será a participação de um robô Smart NJ4 que estará apto a recepcionar os convidados. Da mesma forma que aconteceu em outras programações, o robô fará a simulação de manipulação da roda do veículo. “A participação do robô ilustra a importância da automação em processos industriais e ganho de produtividade, sobretudo em atividades que demandam alta precisão e apresentam algum risco na manipulação, como o ergonômico, por exemplo”, explica o superintendente da Comau América Latina, Alejandro Solis. A Comau é uma empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e tem sede em Turim, na Itália.

Há informações não oficiais de que o presidente pode inaugurar o Píer Petroleiro, que custará R$ 278,2 milhões e servirá como terminal de atracação para que navios de grande porte cheguem próximos à Refinaria Abreu e Lima. A assinatura do protocolo de intenção com 20 empresas que poderão vir a Pernambuco por conta da Fiat estão entre as expectativas para hoje.

Fonte: Folha de Pernambuco