Governador eleito anuncia primeiros nomes do secretariado

O governador eleito, Camilo Capiberibe (PSB), anunciou sexta (17) através de seu Twitter, rede social baseada em mensagens instantâneas, três nomes do primeiro escalão da equipe de governo que assumi a partir de 1º de janeiro próximo.

Governador Camilo Capiberibe
O atual deputado estadual Ruy Smith (PSB) será o novo presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a pedagoga Miriam Alves Corrêa ficará a frente da Secretaria de Estado da Educação e o ex-ministro da Advocacia Geral da União, Evandro Gama (PT), será o secretário de Saúde. Ruy Smith e Miriam Corrêa são nomes do PSB, partido do governador, já Evandro Gama é o primeiro petista confirmado no futuro governo. 

Camilo Capiberibe justificou a necessidade de anunciar esses primeiros nomes em razão da atual situação nesses setores. Tanto a Caesa, como a Seed e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enfrenta dificuldades financeiras e graves problemas administrativos. Para o governador, a nova equipe precisa tomar conhecimento da situação e traçar as primeiras medidas.

Ruy Smith é engenheiro, foi secretário de Transportes do Estado (Setrap) durante a gestão do ex-governador João Alberto Capiberibe. Em 2002 foi eleito deputado estadual, reeleito em 2006, porém não conseguiu renovar o mandato nessa última eleição. Até o anúncio feito pelo governador, havia especulações sobre o retorno de Smith para a Setrap.

Miriam Alves Corrêa tem licenciatura plena em Pedagogia, Bacharelado em Ciências Contábeis e é acadêmica do 9º semestre de Direito no Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap). Por 10 anos ocupou o cargo de chefe de gabinete da conselheira de Contas Raquel Capiberibe no Tribunal de Contas do Estado do Amapá e atualmente, por ser lotada na Secretaria de Educação, desempenha suas funções como coordenadora pedagógica no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza.

Evandro da Costa Gama é formado em Direito pela Faculdade de Direito na Universidade Federal do Pará. Em 1998, foi aprovado no concurso para Procurador da Fazenda Nacional em São Paulo, onde também seguiu com a vida acadêmica fazendo pós-graduação. Em 2004 foi para a Casa Civil da Presidência da Republica. Após breve retorno ao Amapá, onde assumiu a chefia da Procuradoria do Estado, retornou a Brasília para o cargo de vice-ministro da Advocacia Geral da União (AGU). De volta ao Amapá, assumiu a superintendência do Incra e logo depois se licenciou para se candidatar a deputado federal na última eleição, porém não teve êxito. 

Por enquanto ainda não há previsão de quando novos nomes serão divulgados. A expectativa é que aconteçam na próxima semana durante a divulgação do relatório preliminar da equipe de transição do novo governo.

Fonte: www.amapadigital.net
De Macapá André Lopes