I Torneio de Futebol de Campo realiza jogos femininos

As equipes disputarão, sábado (18), o primeiro e terceiro lugares.

Neste sábado (18), serão realizados os jogos femininos do I Torneio de Futebol de Campo Airton Fontenele, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel). A partir das 14h30, em busca do terceiro lugar, jogam os times "Céu", de Maranguape; e o "Cruzeirinho", do jardim das Oliveiras. O título de campeão do torneio será disputado, às 15h30, pelas jogadoras do “Meninas de Deus”, do Parque Santa Filomena; e do “Messejana Esporte Clube”. As partidas acontecerão no Campo do Coritiba – no Parque Santa Filomena, e terão como protagonistas meninas com idade entre 16 e 24 anos atendidas por programas e projetos da prefeitura.

O evento encerra o torneio, que também realizou jogos na modalidade masculina. O campeonato foi iniciado em 26 de julho de 2010,e homenageia o memorialista e cronista esportivo José Airton Fontenele. Dentre os objetivos da ação estão o fomento à prática esportiva; a visibilidade às equipes de futebol nas comunidades; oportunizar a interação entre jovens dos mais diversos bairros da cidade; e aumentar a prática do esporte nos equipamentos públicos do município. Além disso, segundo o Secretário da Secel, Evaldo Lima, "o torneio reafirma a equidade de gênero, com o acesso de mulheres a prática do futebol; e abre a perspectiva de inclusão do futebol feminino na Copa Fortaleza Bela, o maior campeonato de futebol amador do país".

Números da participação

Ao todo, 778 atletas se inscreveram para participar do torneio. Na competição masculina, os participantes foram distribuídos nas categorias Infanto Mirim, Pré Mirim, e Jovens Adolescentes. Essa modalidade teve seu último jogo no dia 28 de setembro. Durante os 60 jogos realizados, 161 gols foram marcados.

Qualificação dos envolvidos

Com vistas à realização do torneio, nos dias 29 e 30 de junho, e 01 de julho, por iniciativa da Secel, foi promovida a 1ª Clínica de Arbitragem de Futebol de Campo. A capacitação técnica foi ofertada aos interessados em atuar como mesários e árbitros auxiliares durante a competição. O grupo reuniu 58 pessoas, entre professores do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), e instrutores de escolinhas de futebol das comunidades. As aulas foram ministradas, no auditório do Ginásio Paulo Sarasate, pelos árbitros oficiais Manuel Alves Araújo e Antonio Abreu Filho, ambos vinculados à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Durante os três dias, foram esclarecidas as 17 principais regras de arbitragem da CBF 2009/2010, dentre outras questões relacionadas.

Fonte: Secel