Sem categoria

Amorim anuncia para 2012 eleições para o Parlasul

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fez nesta sexta-feira na abertura da reunião plenária da 40ª Cúpula do Mercosul um resumo das negociações e acordos alcançados no encontro em Foz do Iguaçu (PR).

Ele destacou, como um passo histórico importante, a abertura para as eleições diretas de representantes para o parlamento do Mercosul (Parlasul) em 2012.

Segundo Amorim, o pleito ainda depende de "questões internas", mas o Brasil pode ter as eleições diretas para representantes juntamente com as eleições municipais, daqui a dois anos.

O parlamento do Mercosul é uma conquista democrática. Até a legislatura que termina neste ano, o Brasil enviou representantes do parlamento nacional (deputados e senadores). Mas decisões tomadas em comum acordo pelos países integrantes do Mercosul determinam que a partir da próxima legislatura o parlamento do Mercosul seja composto por representantes escolhidos pelo voto direto e universal exclusivamente para este fim.

O Brasil ficou em débito. Por falta de vontade política e inoperância do Congresso Nacional, não foi possível aprovar uma legislação específica para regular o processo de eleição para os representantes do país no Parlamento do Mercosul.

Uma das opções em exame é aprovar esta legislação durante o ano de 2011 e realizar a eleição em 2012, concomitante com a eleição municipal.

Da redação, com agências