Petrobras compra fatia da Repsol na Refap

Com o negócio, deve ser aberto o caminho para investimento de R$ 1,6 bilhão na unidade de hidrotratamento.

A direção da Petrobras informou no início da noite desta segunda-feira (13) ao deputado estadual Raul Pont (PT) que comprou a fatia de 30% da Repsol na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) de Canoas. Com o negócio, deve ser aberto o caminho para investimento de R$ 1,6 bilhão na unidade de hidrotratamento, que retira enxofre do óleo diesel. Pont liderava uma frente parlamentar que defendia a retomada do controle pleno da Petrobras sobre a Refinaria Alberto Pasqualini.

Em 2000, uma troca de ativos entre Repsol e Petrobras deu à companhia hispano-argentina uma fatia no controle da refinaria gaúcha, que se transformou em Refap SA. No negócio, a Petrobras também cedeu à empresa internacional parcelas de participação em concessões para exploração de petróleo e absorveu uma rede de distribuição de combustíveis na Argentina.

Reunião
Em 1 de dezembro, o líder do PCdoB, Raul Carrion, fez parte da comitiva de parlamentares que buscavam mais investimentos para a modernização da companhia localizada em Canoas. Participaram da reunião com o diretor de Compras e Investimentos da Petrobras, Paulo Roberto da Costa ainda os deputados Raul Pont, Ronaldo Zulke e Paulo Azeredo.

O objetivo do encontro foi assegurar a realização de investimentos na Refinaria Alberto Pasqualini, previstos no Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC). O grupo de parlamentares revelou preocupação com a possibilidade de não garantia de investimentos para modernização da Refap.

De Porto Alegre,
Isabela Soares