Movimento estudantil homenageia Chico da Silva

Em plena preparação para participar da VII Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE), em janeiro, no Rio de Janeiro, o movimento estudantil prolongou a comemoração do Dia do Samba no Amazonas. A União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) e o Circuito Universitário de Cultura e Arte do estado (CUCA-AM) homenagearam o compositor Chico da Silva durante a pré-Bienal no estado, realizada dia 10, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Com o título “Os sonhos não acabam”, tema de um dos trabalhos do compositor, a presidente da UEE-AM, Maria das Neves, entregou a placa de homenagem a Chico da Silva durante a festa de encerramento da atividade. Após a cerimônia de entrega, o compositor amazonense levantou os estudantes ao cantar alguns de seus sambas que já foram regravados por músicos como Alcione e Neguinho da Beija-Flor.

A líder estudantil destacou os motivos da homenagem. “Nesse período de preparação da Bienal da UNE e em plena comemoração do Dia do Samba, é impossível não pensar em Chico da Silva. Ele é uma das preciosidades do estado reconhecido nacionalmente. E destacar a cultura nacional, como pretende a UNE, é também valorizar o que há de melhor das regiões que compõem o Brasil”, disse Maria.

No Amazonas, a Pré-Bienal foi aberta pela manhã com a apresentação do grupo de dança Uaritê, contou com a realização de várias oficinas de produções culturais de vertentes diferenciadas e se encerrou na sexta-cultural ao som da banda Cabocrioulo, que se apresentou após a homenagem a Chico. Para muitos, a pré-Bienal significou também a volta das atividades culturais na universidade, já que as sextas-culturais estavam proibidas de serem realizadas.

Além disso, a participação da UEE-AM e do CUCA-AM na I Mostra Inter-Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIEPEX) garantiu a inscrição de 30 trabalhos na pré-Bienal que devem ser remetidos ao evento principal, em janeiro.

De Manaus,
Anderson Bahia