PCdoB/AL discute projeto político para 2012

Reunido na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas – ADUFAL, em Maceió, no último sábado, 11/12, o Comitê Estadual do PCdoB/AL deu início à discussão do projeto político para o Partido no estado.

Reunião CE em Maceió

Com a presença de Luiz Gavazza, representando a Secretaria Nacional de Organização, e de Sérgio Barroso, representando o Comitê Central, a reunião da direção estadual do PCdoB em Alagoas teve como pauta os informes a respeito da última reunião e deliberações do Comitê Central, o balanço político das eleições de 2010 e o projeto político do PCdoB/AL para as eleições de 2012.

O presidente estadual do partido, também membro do Comitê Central, Eduardo Bomfim, abriu a reunião, foi composta a mesa com a secretaria de Mirelly Câmara, presidente estadual da UJS, e foi passada a palavra a Sérgio Barroso para intervenção a respeito do quadro nacional e deliberações do Comitê Central, tomadas em sua reunião encerrada no dia 28/11.

Barroso falou sobre o agravamento da crise internacional, alertando que a crise do capitalismo pode ter saída conservadora, como já se vê nos países europeus, com o desemprego, a degradação social, a crescente xenofobia. Destacou a importância da vitória de Dilma Roussef no Brasil, expressiva para o campo da esquerda, tanto em relação aos demais países emergentes, como para a América Latina.

Barroso falou ainda sobre os êxitos do Partido nas últimas eleições, com crescimento contínuo, tanto no número de parlamentares eleitos, como na votação obtida para o Senado, Câmara Federal e Assembléias Legislativas, com destaque para o candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, que por mínima margem de votos não chegou ao segundo turno.

Eduardo Bomfim fez sua intervenção a respeito do quadro estadual, com foco na atuação do Partido no estado, o desempenho importante das candidaturas do PCdoB nas últimas eleições, com a sua candidatura ao Senado, do candidato a deputado estadual Edvaldo Nascimento, o mais votado em seu município, Delmiro Gouveia, que desponta como provável candidato a prefeito, e Cláudia Petuba, revelação ao eleitorado alagoano de uma liderança oriunda da juventude.

Bomfim destacou que apesar do desempenho de nossos candidatos tanto durante a campanha como no resultado que saiu das urnas, e da importância da candidatura majoritária na batalha que se desenrolou em Alagoas, o partido no estado demonstrou não estar preparado e revelou suas debilidades e equívocos em vários municípios do estado.

Bomfim afirmou que a Comissão Política já vem discutindo um projeto de reorganização e crescimento do Partido em Alagoas, no que poderá contar com lideranças que apoiaram nossos candidatos durante a campanha eleitoral e buscam o PCdoB para filiação, num verdadeiro processo de oxigenação e revitalização.

Eduardo Bomfim falou ainda sobre o projeto do PCdoB/AL para as eleições municipais de 2012, inserido no processo deflagrado pela direção nacional do Partido em todo o país, neste final de 2010.

Bomfim revelou que a direção estadual do Partido será responsável por acompanhar de perto todos os municípios, atento às peculiaridades de cada um, participando da construção das alianças e candidaturas tanto a vereadores como majoritárias, assim como da própria organização do partido nesses municípios.

Luiz Gavazza, que havia pedido para falar após ouvir a análise do presidente estadual do PCdoB, disse que foi designado pela Comissão Nacional de Organização da qual é membro, para acompanhar esse processo de planejamento e reestruturação partidária em alguns estados do Nordeste, dentre os quais Alagoas, ele que é membro do Partido na Bahia, afirmando que sua presença nesta reunião era um primeiro momento de entrosamento que se aprofundará com outras visitas.

Gavazza se mostrou satisfeito de saber que a Comissão Política já vinha debatendo o projeto de crescimento e reestruturação do Partido no estado, com foco nas maiores cidades, como havia sido destacado por Eduardo Bomfim em sua intervenção inicial.

Gavazza recomendou a formação de uma Comissão Estadual de Organização o que será feito, conforme desfecho da reunião, para que a reestruturação do PCdoB em Alagoas tenha êxito.

Foi aprovado ainda documento encaminhado pela Comissão Política ao Comitê Estadual, reafirmando a observância dos Estatutos do Partido, com destaque para os direitos e deveres dos filiados na construção da sua política, o centralismo democrático e a unidade de ação, e a disciplina partidária.

De Maceió, Selma Villela.