Sem categoria

Grupo protesta em SP contra prisão de fundador do WikiLeaks

Dezenas de pessoas fizeram uma manifestação neste sábado (11) em frente ao Consulado Geral Britânico, em São Paulo, pedindo a libertação de Julian Assange, proprietário do site WikiLeaks, responsável pela divulgação de documentos diplomáticos sigilosos. A manifestação, declarada independente – ou seja, não ligada a partidos políticos ou organizações – foi convocada pela internet, por meio de redes sociais como o Facebook e o Twitter.

protesto em sp pela libertação de assange

Oliver, que preferiu não informar o sobrenome, disse que é um dos responsáveis pela divulgação da manifestação pela internet por defender a atuação do site. “Entender o que seus governos fazem e a posição dos Estados Unidos no mundo é uma contribuição que o WikiLeaks deu. Divulgar esses documentos e exigir a liberdade do Assange, que fundou o site e está preso, são deveres de qualquer cidadão”, afirmou.

Para a estudante de letras Natalia Pimenta, de 25 anos, Assange está sendo perseguido. "Este é um ato pela liberdade de imprensa". Outro integrante do grupo defendeu que a prisão de Assange foi uma retaliação à divulgação de documentos secretos da diplomacia americana. 

"Embora o governo americano negue, não teria outro motivo para mantê-lo preso. A acusação contra ele já estava arquivada na Suécia e só agora retiraram da gaveta. Não dá para dissociar a prisão com retaliação", disse o jornalista Rafael Dantas, 26 anos.

A falta de liberdade de imprensa também foi alvo de críticas. "Para mim, a prisão dele é política porque ele está defendendo o direito à informação. Somos um punhado de 'gatos pingados', mas de punhado em punhado, vamos chegar à grande mídia", afirmou a geóloga Miryám Hess, 47 anos.

Miryàm, que faz parte do Conselho da Rede Grumin de Mulheres Indígenas, afirmou que o manifesto é importante para chamar a atenção para uma questão envolvendo os direitos humanos. “Ele [Assange] é simplesmente um defensor dos direitos humanos e, quando vamos às últimas consequências para defender os direitos humanos, a resposta do Estado que viola esses direitos é prisão, tortura e morte.”

Com agências