Sem categoria

Praça João Amazonas é inaugurada em Campinas (SP)

A noite quente e iluminada do último dia 8 não poderia ter sido melhor para a grande inauguração da Praça João Amazonas, onde também foi inaugurado o Espaço Cultural Campo Grande. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento que teve atividades esportivas e artísticas.

Praça João Amazonas

Autor da Lei 11690/2003 que deu o nome à Praça e que agora foi totalmente revitalizada, Sérgio Benassi (PCdoB) falou, durante a cerimônia, sobre o legado de João Amazonas e comparou a inauguração da praça ao trabalho de toda uma vida desenvolvida pelo grande herói comunista.

“Esta é uma das pérolas do meu governo. Umas das mais importantes obras que realizei como prefeito”, disse Dr. Hélio Santos, prefeito de Campinas, ao discursar durante a solenidade.

Participaram da festa vários dirigentes do Partido na cidade, entre eles João Raimundo Mendonça de Souza (Kiko) e Fernando Pupo, respectivamente presidente e vice-presidente do PCdoB de Campinas, o secretário de Esportes da cidade e membro do Comitê Central, Gustavo Petta, além de vários dirigentes do Comitê Municipal e do Distrital do Campo Grande, Laércio Moreno e Adalto Anunciação.

Os membros do partido na região espalharam faixas no entorno do local saudando a inauguração, além de distribuírem folhetos para a população explicando quem foi João Amazonas. Muitas pessoas que receberam o material ficaram satisfeitas por saberem quem era o histórico dirigente comunista. “Quando ia entregar os folhetos, muitas pessoas disseram ser muito importante saber que aquele local tem o nome de alguém que muito fez para ajudar na democracia do nosso país”, comentou Laércio Moreno.

Espaço Cultural Campo Grande

O Espaço, construído na Praça João Amazonas, numa área de 16 mil metros quadrados, entre os bairros Parque Itajaí e Jardim Maracanã, é o mais novo ponto de lazer, esporte e cultura da região Noroeste.

O local terá função multiuso, com espaço para a realização de eventos culturais (exposições, shows, festas populares), esportivos (quadra poliesportiva, campo de futebol, campo de areia, pista de bicicros, academia para idoso) e, ainda, uma área de lazer, com playground e ciclovia. O projeto ainda conta com um bosque que recebeu o plantio de 1.600 novas mudas.

A obra, executada pelas secretarias municipais de Serviços Públicos e Urbanismo, além de receber o novo visual, oferecerá também mais segurança para os moradores

Nascido em 1912 em Belém do Pará, João Amazonas passou a militar no Partido Comunista do Brasil em 1935. Tornou-se um dos mais importantes dirigentes comunistas da história, conduzindo o partido em momentos difíceis e importantes, como durante sua reorganização, na ditadura militar e a Guerrilha do Araguaia. Amazonas morreu em São Paulo no dia 27 de maio de 2002 e suas cinzas foram lançadas em Xambioá (PA), uma das cidades-símbolo dos combates do Araguaia.

De Campinas,
Márcia Quintanilha