Sem categoria

Lula diz que não haverá cortes de recursos do PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça (7), no Rio de Janeiro, que não haverá cortes nos recursos destinados para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme foi anunciado à imprensa pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo o presidente, a presidente eleita Dilma Rousseff tem carinho especial pelo programa e não acredita que exista necessidade de “cortar um único centavo no PAC”.

Questionado sobre o corte, o presidente retrucou: “Vocês estão vendo a minha fisionomia? Vocês acham que eu estou com ar de que vai ser cortado algum centavo do PAC? Vocês acham que o meu semblante está dizendo que vai ser cortado?”.

Lula revelou que Guido Mantega teve que falar nesta terça, por telefone, com ele e Dilma ao mesmo tempo.

“Eu liguei para ele quando ele estava conversando com a Dilma. Veja, há uma contradição, inclusive, na matéria – não sei se não foi entendido ou não – porque quando o companheiro Guido Mantega diz ao jornalista que se tiver que cortar, ele vai cortar no custeio para aumentar investimento e infraestrutura, há uma contradição em dizer que vai cortar obra do PAC.”

Ao lado governador Sérgio Cabral, após cerimônia de entrega do Cartão Família Carioca, na Rocinha, o presidente lembrou que foi naquele local que Dilma “foi batizada com o nome de mãe do PAC”.

Controle da inflação

“Eu sei do carinho que a Dilma tem pelas coisas do PAC, eu sei do carinho com que ela vai tratar o PAC. Eu não acredito que a gente tenha necessidade de cortar um único centavo do PAC. O que nós temos que ter em conta é o seguinte: nós temos que manter a inflação controlada, nós temos que manter a estabilidade econômica, e nós precisamos manter dinheiro para investimento”, defendeu o presidente.

Para ele, caso exista necessita de haver cortes eles terão quer ser feitos no custeio da máquina e não nos investimentos. Pelo que tem conhecimento de Dilma e Mantega, o presidente diz estar convicto de que não haverá cortes. “Eu diria, eu tenho certeza absoluta de que não será cortada obra do PAC, tenho certeza”.

Lula afirmou ainda que o PAC é um “oxigênio que a gente respira” que deu certo e precisa continuar. “Graças ao PAC é que as obras não são paralisadas, graças ao PAC é que todos os ministros trabalharam muito mais. Então, eu estou muito tranquilo com relação a isso”.

Lembrou que ao lançar o PAC 2, no orçamento de 2011, o governo o fez para não deixar que ele fosse discutido no orçamento de 2012. “Portanto, eu estou tranquilo. Eu conheço bem o que pensa a companheira presidente do Brasil com relação à priorização das obras do PAC”.

Por último, o presidente esclareceu que não estava dando uma bronca no ministro da Fazenda. “O Guido é um dos maiores incentivadores (…) do investimento no setor produtivo no Brasil e do investimento em infraestrutura”.

De Brasília,
Iram Alfaia