PCdoB-GO traça próximos passos para continuar se fortalecendo

Em sua primeira reunião plenária pós-eleições 2010, realizada neste sábado (4), em Goiânia, o Comitê Estadual do PCdoB de Goiás realizou um intenso debate de avaliação e de perspectiva partidária para os próximos anos. Ao final da reunião foi aprovado pela direção o documento-balanço.

Os membros do Comitê Estadual de Goiás avaliaram em reunião neste sábado (04), o desempenho eleitoral e a perspectiva partidária para os próximos anos. A reunião contou com a presença de 29 membros do Comitê e com 20 convidados, entre eles, presidentes do PCdoB do interior de Goiás e alguns candidatos do pleito 2010.
 
O PCdoB de Goiás teve a valorosa participação do dirigente nacional do Partido, Ronald Freitas que deu início a reunião com um balanço nacional do Projeto Eleitoral do PCdoB e o resultado da campanha no Brasil.
 
No que se refere ao desempenho nacional do partido, Freitas apresentou o resultado da participação do PCdoB na eleição em todo o país. Segundo o dirigente, o partido participou da eleição de 14 governadores e 28 senadores, o que, segundo ele, “aumentou nosso potencial de intervenção e participação na composição do novo governo”. 
 
“O partido sai fortalecido eleitoral e politicamente. Nossa tática eleitoral foi aplicada plenamente. De 1985 a 1995 evoluímos pouco nossa tática de não disputar cargos majoritários, apesar de correta, para a atual conjuntura, demorou a ser mudada”, relembra Freitas.
 
Sobre a participação do Partido nas futuras eleições, o dirigente nacional apresenta a necessidade de fortalecer o partido.  De acordo com Freitas, “Qualquer vitória eleitoral é efêmera se não tivermos um partido forte. Os melhores desempenhos do PCdoB foram onde o partido tinha melhor estruturação, maior influência no movimento social e inserção nas organizações da sociedade civil”. Para ele, o trabalho partidário deve começar agora para dar resultados em 2014.
 
Em seguida, na reunião, o presidente do Partido no estado, Fábio Tokarski deu início aos trabalhos fazendo a leitura da Proposta de documento de balanço discutido em encontros da Comissão Política. 
 
Após intenso debate em que os presentes apresentaram a avaliação política do ano eleitoral e do documento de balanço, a resolução do Comitê Estadual intitulada “Crescer o Partido, organizar a oposição em Goiás, fortalecer o governo Dilma e preparar 2012” foi aprovada pelos membros do Estadual.
 
O documento apresenta que “Lutar pelo êxito do governo Dilma será o objetivo prioritário do PCdoB e no curso desta jornada o Partido buscará elevar sua força e avançar seu papel político”.
 
Sobre as eleições em Goiás, a resolução do Comitê Estadual alega que “Tivemos uma derrota eleitoral, mas a legenda colheu resultados políticos positivos, pois o PCdoB saiu maior do que quando entrou nesta disputa. Aumentou suas fileiras e ganhou lideranças expressivas". 
 
Candidatura Federal
 
No processo analítico do Comitê Estadual, a candidatura de Fábio Tokarski como deputado federal, encontrou muitas dificuldades. Um fato determinante na sua campanha foi a impugnação do registro da candidatura solicitada pelo Ministério Público Federal e acolhida pelo T.R.E-GO. Este processo causou danos irreparáveis para a candidatura. Esta medida injusta e antidemocrática criou muitas dificuldades eleitorais e financeiras. Mesmo assim, Fábio aumentou o número de votos, recebeu 35.646 neste ano, em 2006 havia tido 30.261 votos válidos.

Candidatura Estadual

 
A avaliação do lançamento de 37 candidatos a deputado Estadual foi positiva, pois, como consta no documento, com uma chapa própria de deputados estaduais, o PCdoB ampliou dos 13.346 votos de 2006 para 34.345 votos em 2010, um aumento de 241,67% em sua votação em comparação com a de 2006. No entanto, não se chegou ao quociente eleitoral.

Perspectivas 

 
O documento afirma ainda que o processo de fortalecimento do partido no estado passará pela “presença ativa nos movimentos sociais, nas esferas institucionais de governo, na luta de idéias programáticas e as eleições de 2012, são bases promissoras para a acumulação de forças política e eleitoral”. Para tanto, aponta que o Partido precisa se preparar desde já para 2012. E com isso, conta com a “força militante mais extensa e organizada em todos os terrenos. Além disso, cita o texto, “o fator partido é decisivo para o projeto estratégico do PCdoB – em termos de orientação política, unidade e força da militância e solidez ideológica”.
 
Para isso, o trabalho partidário deverá programar de imediato as seguintes diretivas: Realizar filiações massivas e de lideranças políticas; Focar os esforços de crescimento e estruturação nas maiores cidades; Elevar a atuação política do movimento social na luta pelos avanços e conquistas; Fortalecer os instrumentos da luta de idéias como parte da luta política e social; Instituir programas de formação especial para as novas lideranças eleitorais do partido e novos filiados; Aplicar a Política de Quadros; entre outros.
 
Para melhor sistematizar essa resolução do Comitê Estadual, a Comissão Política do PCdoB de Goiás se reunirá na tarde do dia 10 de dezembro, sexta-feira, na sede do Partido em Goiânia.
 
Da redação local,
Eliz Brandão