PCdoB do Pará promove Fórum Regional Metropolitano

O vice-presidente do PCdoB no Pará, Jorge Panzera, e o secretário de Organização, Aroldo Carneiro, se reuniram na manhã deste sábado (4) com os coordenadores comunistas dos comitês regionais no Fórum Regional Metropolitano. O encontro, que ocorreu na sede do Partido, em Belém, teve a participação de lideranças do município de Salinópolis, Benevides e Marituba.

Secretário de Organização convoca para Reunião do Pleno Estadual.

O Fórum Regional também ocorre simultamente em outros municípios paraenses. O presidente do Partido, Érico Albuquerque, participou de reuniões semelhantes no sul do estado. 

Segundo Aroldo Carneiro, os Fóruns servem para avaliar o desempenho do PCdoB no Pará. “Temos dimensões continentais em nosso Estado, por isso elaboramos os fóruns regionais, no intuito de apresentar o processo de avaliação do partido, perspectivas e orientação do sistema Filia Web do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, destaca.

Jorge Panzera ressaltou no Fórum a evolução do partido em nível nacional e local. De acordo com ele, o partido foi o quarto mais votado para o Senado e saltou de 13 para 15 deputados federais. “Demos um passo importante que demonstrou a viabilidade de chapa própria aqui no Pará. Necessitamos dar continuidade em nossa participação na política, precisamos estar prontos para as eleições municipais de 2012”, frisa.

No Fórum também foi elencado por Jorge Panzera os passos a serem tomados por todos os comunistas do partido: trabalhar pelo êxito do governo Dilma; preparar e organizar oposição ao governo tucano no estado; elaborar a campanha de 2012 com intensa participação das mulheres; aumentar a participação do Partido nos movimentos sociais e estruturá-lo com organização.

O fortalecimento dos fóruns, os ciclos de conferências municipais e estadual são algumas das formas de organização do Partido. No evento deste sábado, o dirigente Victor Benitez fez uma breve explanação sobre o sistema “Filia Web”. “O cadastro é fundamental para cumprirmos o cronograma para o próximo ano, que deve ocorrer em dois momentos, no mês de abril e outubro. Mas, é muito importante também checar se não existe dupla filiação”, orientou.

Antônio Sérgio Duarte disse que o Fórum é muito importante para estreitar relações com a direção do partido e tomar conhecimento das diretrizes. “Nosso Partido cresceu e estamos filiando em ritmo acelerado em Marituba”, contou Duarte.

Jorge Panzera destacou também que a direção nacional do PCdoB orientou a abertura de novas filiações e a batalha eleitoral de 2012 com a perspectiva do aumento do número de vagas para vereadores conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O representante de Salinópolis, Armênio Sousa, considerou a importância de novas filiações, porém, ponderou a necessidade de cursos de formação. “No meu município há seis lideranças querendo entrar para o PCdoB, mas creio que seja necessário um curso de formação para que essas pessoas e outras obtenham conhecimento dos ideais socialistas”, destacou.

Ao término, todos foram convidados para participar da Reunião do Pleno que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro próximo, no auditório da IOEPA – Imprensa Oficial do Estado do Pará, na travessa do Chaco, bairro do Marco, na capital paraense.

De Belém,
Isa Arnour