PCdoB- BA debate desafios do governo Wagner

A Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB-BA se reuniu nesta segunda-feira (29), em Salvador, para avaliar os resultados das eleições de 2010, debater as perspectivas do governo estadual e os caminhos para o crescimento do partido no estado. O encontro antecede a reunião plenária do Comitê Estadual que acontece no final de semana.

Os participantes discutiram as perspectivas de participação do partido nos governos federal e estadual. “Analisamos qual a possibilidade de participação do PCdoB, na cota do Nordeste e da Bahia, no governo Dilma. Sete deputados federais e um senador foram eleitos no Nordeste pelo PCdoB, sendo três deputados federais na Bahia. Em nosso estado, elegemos mais deputados federais do que o PMDB e PSB. Isto nos dá condições políticas de pleitear espaços em estruturas do governo federal no Nordeste. Temos CHESF, Codesvasf, Sudene, DNOCS e vários outros órgãos estaduais, onde podemos atuar ”, afirmou o presidente estadual do PCdoB, deputado Daniel Almeida.

Almeida ressaltou ainda que o PCdoB concorda com o posicionamento do governador Wagner de esperar as movimentações nacionais para depois fazer as articulações politicas locais. “O governador ainda não chamou nenhum partido para conversar sobre a composição do novo mandato. Nós estamos prontos para dialogar com o governador, levando nosso pensamento sobre os desafios que este novo governo terá. Em nossa opinião, devemos fazer do segundo mandato um passo adiante do primeiro. O desafio é abordar questões que ainda não foram possíveis de serem concretizadas neste primeiro mandato nas áreas de educação e da saúde, por exemplo. Embora, muito tenha sido realizado. Achamos ainda que é preciso pensar no desenvolvimento regional e descentralizado do estado, fortalecendo as diversas regiões e municípios baianos".

Ao se referir a atuação do partido no primeiro mandato de Wagner, o presidente do PCdoB diz que o saldo é positivo. “ Nós tivemos desempenho muito satisfatório na Setre, Secopa, Bahiagás, citando apenas onde estamos à frente das ações de governo. Nossa atuação contribuiu para o desempenho do projeto político que deu base à eleição de Wagner. Acreditamos que estamos credenciados para manter estes espaços e buscar a ampliação. Isto se o governador achar que deve contar com esta colaboração. Evidente que o momento e a hora de discutir cabem ao governador decidir. Nós já dissemos a ele que estamos prontos para conversar”, destacou.

Para Almeida, a Comissão Política inicia, em clima de unidade, o debate dos projetos do PCdoB no contexto das vitorias de Dilma Rousseff e Jaques Wagner e que prossegue na reunião do pleno do Comitê Estadual. “Isto é muito importante, pois demonstra que estamos unificados neste começo de preparação do partido para os novos desafios que virão em especial em 2012 e 2014”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa