Sem categoria

Estudantes protestam contra cortes orçamentários na Itália

Milhares de estudantes bloquearam o centro de Roma nesta terça-feira (30) durante várias iniciativas de um protesto nacional contra uma proposta de cortes orçamentários no sistema universitário. Cerca de 50 mil estudantes fizeram passeatas pela capital, em uma tentativa de "paralisar" a cidade, chamada pelos organizadores de "Dia de Bloquear Tudo". Segundo a União dos Estudantes Italianos, "mais de 400 mil estudantes estão protestando por toda a Itália".

A polícia bloqueou todas as entradas da Câmara dos Deputados, onde deve ser votada a proposta de reforma. Funcionários foram obrigados a redirecionar o tráfego, já que o trânsito no centro da cidade estava congestionado em várias áreas. Parte do fluxo de carros foi redirecionada para a área no entorno da Fontana di Trevi, onde geralmente só passam pedestres.

"Centenas de iniciativas contra as reformas universitárias estão sendo organizadas por todo o país", afirmou a união dos estudantes em comunicado. Segundo a entidade, havia protestos passivos, com os estudantes de braços cruzados, em universidades e monumentos, além de medidas para atrapalhar o trânsito. "Essas iniciativas têm apenas um objetivo: bloquear as propostas de cortes e reformas e evitar que a universidade pública morra", informa o texto.

Milhares de estudantes se reuniram mais cedo na Universidade La Sapienza, antes de marchar pelo centro histórico de Roma. Os manifestantes bloquearam o trânsito em outras grandes cidades pelo país, como Turim, Palermo, Milão, Pisa e Veneza.

Em Nápoles, os manifestantes se aproveitaram da crise da falta da coleta de lixo para lançar sacos de lixo e entulho nas ruas e perto da sede do governo regional. Estudantes e acadêmicos se revoltaram contra o projeto para cortar 9 bilhões de euros e 130 mil empregos do sistema educacional. O governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi pretende realizar esses cortes até 2013.

Com agências