Sem categoria

Flávio Dino se prepara para 'atravessar deserto' até 2012

Encarar a derrota como vitória política faz parte do jogo. É o que pensa o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). Depois de sofrer o segundo revés eleitoral consecutivo, ele diz que termina o ano “feliz e sem dívidas”. A “travessia do deserto”, como define o período sem mandato, não assusta. “O importante para mim era manter a trajetória de acúmulo”, avalia.

“Na primeira eleição que disputei (em 2006, para deputado federal), tive 126 mil votos. No primeiro turno de 2008 (quando disputou a Prefeitura de São Luís), tive 169 mil. No segundo turno (de 2008), tive 215 mil e agora, 860 mil votos. Foi um prejuízo agora para recuperar adiante. É o que diz a sabedoria popular: dar um passo pra trás pra dar dois pra frente”, ensina.

Dino disputou as eleições para o governo do Maranhão e teve como principal adversária a governadora Roseana Sarney (PMDB), que se reelegeu com uma margem apertada de votos: 50,08%. Por muito pouco, a disputa não foi ao segundo turno. Mas a “ressaca eleitoral”, conta o deputado, “passou em 24 horas”.

Os próximos passos já estão traçados: disputar a prefeitura da capital maranhense em 2012. Até lá, voltará a dar aulas na Universidade Federal do Maranhão e a advogar. Dino também preside o partido no estado e faz parte da Executiva Nacional do PCdoB, o que lhe garante "inserção política".

“Meu pai sempre me disse: ‘Política não é profissão. Não viva de mandato, não se apegue a mandato’. Tanto é que ele nunca ‘permitiu’ que eu fosse candidato antes de construir uma trajetória profissional. Não tenho esse impacto de ‘e agora, o que eu faço da vida?’ Não sou um político profissional”, diz.

Fonte: Portal AZ