16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres completa 19 anos e será realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 135 países, com o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil, ela começa mais cedo, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Em Vitória algumas atividades serão realizadas como parte da campanha mundial.

Desenvolvida pelo Center for Women´s Global Leadership (Centro para a Liderança Global das Mulheres), desde 1991, a Campanha conquistou espaço fundamental na sociedade brasileira, sendo realizada, há sete anos, pela Agende Ações em Gênero Cidadania Desenvolvimento – AGENDE, em parceria com redes e articulações de mulheres, feministas e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de Agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas.

A meta é encorajar as mulheres a romperem o silêncio e ciclo de violência em que vivem, fortalecer a auto-estima, esclarecer e orientar para que exijam os seus direitos.

“A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, até por um vizinho, portanto a Campanha traz uma maior conscientização à população para lutar pelo fim desse tipo de violência. Os 16 dias de ativismo tornam público a condição para que as mulheres rompam com esse ciclo de violência”, diz Cecília Sardenberg, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia – UFBA e coordenadora do Observatório de Monitoramento da Aplicação e Implementação da Lei Maria da Penha, lembrando que a Lei existe para proteger a mulher.

A Campanha 16 dias de ativismo procura conscientizar a sociedade para uma maior participação contra esse crime, por meio de apoio à mulher, com o objetivo de educar para prevenir, seguindo a Organização dos Estados Americanos – OEA que incluiu no currículo escolar os Direitos Humanos em relação à violência de gênero.

Segundo o promotor Público no Distrito Federal, Fausto Rodrigues de Lima, o Estado tem que agir em qualquer violência ocorrida no âmbito público ou mesmo no âmbito privado. “Agir é responsabilidade do Estado para garantir a dignidade do ser humano”, diz o promotor, convocando toda a sociedade e principalmente o Estado para que não cruzem mais os braços para a violência contra as mulheres. “Agora, o problema é nosso, é público, é social e devemos atuar para impedir que esta prática continue no Brasil. Isso é sério. É uma questão de Direitos Humanos”, enfatiza Fausto Lima.
www.campanha16dias.org.br

Em Vitória – 6º Pluricidades – 16 Dias de Ativismo de Enfrentamento a Viôlencia contra a Mulher

25/11 – 18 às 22 horas Auditório Manuel Vereza CCJE – Conferência Municipal de Direitos Humanos de Vitória

26/11 – 19 h Lançamento do longa metragem "positivas" melhor documentário no FEST- Rio 2010 Debate com Susanna Lira , produtora do Filme – UFES – Cine Metropolis

06/12 – 8 h Campanha Nacional "Dia do Laço Branco" – Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres – Praça Costa Pereira

10/12 – 19:30 h Mulheres Cantam e Encantam Vitória – Show com Saia no Samba e convidados e lançamento do Plano Municipal de Direitos Humanos – Centro Cultural Carmélia

12/12 – 13 h – V Manifesto do Orgulho LGBT de Vitória – Praia de Camburi

12/12 – 13 h – É tempo de Mulher -Parque Moscoso

Mais informação: www.vitoria.es.gov.br/semcid

Luciana S. Bernardes

Coordenadora Estadual da UBM – ES
Email: ubmcapixaba@gmail.com
Skype: ubmcapixaba
Twiter: ubmcapixaba
27-88230778