UFAL realiza o II Femufal em Maceió

A Pró-reitoria Estudantil da UFAL realizou nos dias 18, 19 e 20/11, nas noites de quinta-feira a sábado, na Praça Multieventos, na Praia da Pajuçara, o II FEMUFAL, segunda edição do Festival de Música da UFAL.

II FEMUFAL

Bastante prestigiadas pela população de Maceió, em sua maioria jovens, as noites do II Festival de Música da Ufal, na Praça Multieventos, na Pajuçara. O evento promovido pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas, aberto ao público, se encerrou neste sábado, 20/11, com a atração principal, o cantor e compositor Edu Lôbo, após a apresentação dos vencedores desta edição do festival. Este ano, a inovação foi a gravação do segundo CD simultânea à apresentação das 16 músicas selecionadas.

Ao fazer a abertura oficial do II Femufal, o vice-reitor Eurico Lôbo considerou o momento de muita alegria e ressaltou o compromisso da Universidade Federal de Alagoas com a arte e a cultura do Estado. “Parabenizo a equipe da Ufal, e especialmente a Pró-reitoria Estudantil por promover a cultura nas mais diferentes formas”, enfatizou Eurico.

Também na abertura, o pró-reitor Pedro Nelson fez o lançamento oficial do CD do I Femufal, realizado em 2009, que foi sorteado com a platéia. “Agradeço a todos que estão aqui prestigiando o evento e espero que tenham uma noite maravilhosa. Este é um momento de grande alegria para toda a comunidade que terá a oportunidade de conhecer novos talentos artísticos da nossa terra”, frisou Pedro Nelson.

Pedro Nelson Bomfim, pró-reitor estudantil da UFAL, membro da direção estadual do PCdoB, responsável pela organização do evento, lembra a edição de estréia do Festival de Música da UFAL, o I FEMUFAL, idealizado por sua gestão como uma retomada dos Festivais Universitários de Música realizados na época em que o país vivia sob ditadura. O festival veio mesmo para ficar. “No ano passado nós tivemos uma participação de mais de quatro mil pessoas no Posto 7. Foi uma resposta muito boa de público. Esperamos que se repita este ano, e que a gente consiga mobilizar não somente a comunidade acadêmica, mas o público em geral”, afirmava Pedro Nelson à imprensa que deu grande destaque à realização do evento.

A cada noite da quinta-feira e sexta-feira, 18 e 19/11, a partir das 18 horas, oito músicas concorrentes foram apresentadas. A abertura na primeira noite ficou a cargo dos primeiros colocados e do melhor intérprete da edição do ano passado. A seguir, apresentou-se o cantor e compositor Wado. Na segunda noite a abertura foi feita pelo conjunto Brasil Modern Jazz Quarteto. A maioria dos participantes do II Femufal foi acompanhada pela Banda Base formada com músicos alagoanos.

O resultado dos vencedores dos três primeiros lugares e de melhor intérprete II Femufal foi anunciado no sábado, dentre as dezesseis músicas que haviam sido selecionadas, sendo os autores todos estudantes.

Compuseram a comissão julgadora, presidida pelo professor, escritor e teatrólogo Luiz Sávio de Almeida,o professor e assessor internacional da Ufal, Niraldo de Farias, o ator Chico de Assis (análise da letra), Júnior Almeida e Máclein Carneiro (análise da melodia), professor Guido Lessa e Miran Abs (afinação e ritmo) e Cris Braum e Rui Agostinho (interpretação e perfomance). O II Femufal foi apresentado pelo jornalista e ator Paulo Poeta.

O encerramento do festival com o show do grande compositor Edu Lobo teve um significado especial diante da iniciativa que se propõe a promover um resgate histórico dos festivais universitários de música, dos quais ele próprio foi um dos principais participantes. Reflexo das manifestações e anseios de toda uma geração, a história desses eventos teve início am abril de 1965, com a primeira disputa promovida pela extinta TV Excelsior. Foi lá que Elis Regina defendeu a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, que levou o primeiro prêmio.

De Maceió, Selma Villela.