Sintep realiza manifestação em Maceió

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Maceió – SINTEP em campanha salarial realizou manifestação na última quarta-feira, 17/11, levando a luta dos trabalhadores às ruas, com repercussão na imprensa alagoana.

Robson Câmara

Iniciando o processo de mobilização e luta por suas reivindicações, a nova diretoria do SINTEP promoveu sua primeira manifestação em frente dos portões da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), no bairro de Cruz das Almas em Maceió, na manhã do último dia 17 de novembro.

Com a data base da categoria no mês de março, a diretoria do Sindicato vem negociando com a entidade representativa dos estabelecimentos de ensino particular em Maceió, o SINEPE, desde fevereiro deste ano, não tendo conseguido chegar a um acordo satisfatório até agora.

A categoria que no último ano teve perda salarial uma vez que obteve apenas 4% de reajuste enquanto o índice oficial da inflação, o INPC foi de 6,25%, fez uma proposta ao patronato de reajuste de 10% para o ano de 2010. Como contra proposta os patrões ofereceram apenas 1%. Com o desenrolar das negociações, o SINTEP chegou a propor a reposição da inflação, 4,77% mais um aumento real de 1,5%, recusado pela entidade patronal do ensino particular superior, que está inflexível e ofereceu apenas 3%.

Com a oferta que representaria mais uma vez perda salarial para a categoria, de 1,77%, a direção do SINTEP deu início a um processo de mobilização e de manifestações públicas.

De acordo com o presidente do SINTEP, Robson Câmara, dirigente estadual do PCdoB, os trabalhadores das instituições privadas de ensino superior trabalham com dedicação, responsabilidade e exigem respeito. Segundo Robson Câmara, as instituições de ensino superior têm investido muito na ampliação do seu patrimônio físico, esquecendo dos trabalhadores, que são importantes para o crescimento das instituições. Por isso defende um salário justo e um reajuste sem perdas.

A manifestação, primeira de uma série que o SINTEP prepara, foi realizada com o apoio das centrais sindicais, com destaque para a CTB, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino – CONTEE, sindicatos de outras categoria, entidades estudantis – UNE, UBES e UJS, enquanto os trabalhadores da FITS, em frente à qual se realizou a manifestação, sofreram forte pressão para não participarem, com ameaça de demissão pela direção da instituição.

Compareceram ainda, em apoio à manifestação do SINTEP, Cláudia Petuba, diretora estadual da UNE, e Eduardo Bomfim, presidente estadual do PCdoB.

Foi um acontecimento importante para uma categoria profissional que não vivia esse processo de mobilização há bastante tempo. É um compromisso que foi assumido pela nova direção do SINTEP, encabeçada por seu presidente, Robson Câmara, quando de sua posse em maio deste ano de 2010.

De Maceió, Selma Villela.