Sem categoria

Correa chama o Movimento País a iniciar nova estapa no Equador

O movimento equatoriano Pátria Livre e Soberana (PAIS), inicia a partir de hoje uma nova etapa em que organizará suas estruturas em todo o país, fortalecerá a unidade e começará imediatamente o processo de filiação.

A primeira Convenção Nacional, celebrada no domingo (14), elegeu por aclamação unânime os seus líderes históricos Rafael Correa e Lenin Moreno como presidente e vice-presidente do Movimento, respectivamente, após a ratificação do método de votação aberta.

Após dois dias de debate no coliseu Paladins Voltaire, na cidade de Guayaquil, o pleno da Convenção aprovou Galo Mora como Secretário Executivo, que alegou a assumir a responsabilidade "sem trair, nem um milímetro, as convicções de esquerda."

Mora acrescentou, em sua intervenção: "nós nos comprometemos a ser vigilantes e solidários, e jamais ter vergonha de ser leais. Nós estamos aqui cumprindo o que a história nos demanda".

Uma direção nacional composta por 22 membros, 11 homens e 11 mulheres, é integrada por Ricardo Patiño, Doris Soliz, Augusto Barrera, Irina Cabezas, Fernando Cordero, Nancy Morocho, Fander Falconí, Maria Luisa Moreno, Roberto Cuero, Ximena Ponce e Juan Arcos. Completando a lista, Rossana Alvarado, Miguel Carvajal, Dora Aguirre, Jorge Loor, Gabriela Rivadeneira, Diego Borja, Patrícia Sarzosa, Gustavo Baroja, Andrea Gonzaga, Leonardo Vicuña e Olga Mejía.

Também foram eleitos Carla Chávez, Carlos Marx e Galo Borja, como membros do Comitê de Ética e Disciplina, e Mayerli Vascones, Paúl Granda e Xavier Ponce, como titulares da Comissão Eleitoral.

Ao final da Convenção, os 4,8 mil delegados decidiram manter o símbolo com que o movimento nasceu, assim como as cores verde e azul que o caracterizam.

Já definido "o que somos, o que queremos e como faremos", isto é, princípios, programas e estatutos, a partir de segunda-feira começa o processo de filiação, cujo objetivo é ter mais de um milhão de membros.

"Aliança País é um instrumento dos sonhos, da esperança da nossa gente. Queridos companheiros e companheiras, nos próximos anos o grande desafio é fazer este movimento organizado, forte e eficaz", afirmou Correa no encerramento do evento.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone