Sindipetro/RN também apóia movimento do Sindjorn

Coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte, Márcio Dias, emitiu documento apoiando a luta dos josnalistas do Estado pelo aumento do piso salarial.

Prezados Jornalistas,

Estive acompanhando atentamente a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal por solicitação do SINDJORN e por proposição do iminente vereador George Câmara que presidiu aquele importante evento. Para mim foi uma assembléia de luta pela diginidade de profissionais dedicados, qualificados, competentes e, infelizmente, explorados, oprimidos e mal reumerados na sua missão de transmitir para a sociedade a verdade dos fatos políticos, econômicos, culturais e sociais.

Na audiência estavam presentes parlamentares, repreentrante do Ministério Público do Trabalho (MPT) que é sempre um parceiro presente e imprescindível na luta pelos direitos difusos e coletivos. Lá estavam presentes, também, diversos representantes de entidades dos movimentos sociais e, é claro, muitos jornalistas. A audiência foi um sucesso.

A ausência mais comentada foi exatamente a da representação patronal que sequer teve a coragem de enviar um representante para debater com a categoria dos jornbalistas e com a sociedade as questões relativas as reivindicações do SINDJORN, afinal, uma campanha salarial de trabalhadores sempre é do interesse da sociedade.

Na oportunidade fiz um pequeno pronunciamento onde pude levar a essa brava e determinada categoria a solidadriedade dos petroleiros potiguares.

Fiz questão de salientar que a midia falada, escrita e televisada no nosso estado é completamente dominada por políticos detentores de mandato parlamentar, alguns deles, inclusive, foram eleitos e reeleitos nas últimas eleições. Políticos conservadores de orientação ideológiica direitista e, por conseguinte, avesso aosdireitos dos trabalhadores, principalmente, se estes forem empregados das suas empresas.

São avessos também a democracia que, ao que parece, só lhes serve para cunhar frases de efeito nos seus órgão de comunicação. Vale salientar que uma outra boa parte da mídia é dominada pelos protegidos desses mesmos políticos.
É claro que, diante dos relatos apresentados pela presidente do SINDJORN Nely Carlos e por diveros jornalistas presentes à audiência, esses patrões não poderiam se fazer presentes ou enviar representantes. Fica muito dificil explicar para a sociedade como é que eles se elegem prometendo melhores condições de vida para o nosso povo e, por outro lado, massacram os seus próprios empregados. Fica dificil explicar, também, como é que vivem alardeando liberdade de expressão e perseguem a entidade que representa os jornalistas e os próprios jornalistas que ousam lutar com diginidade pelos seus direitos econômicos, políticos, sociais e culturais e, inclusive, por um meio ambiente de trabalho livre de perseguições e assédios diversos.

De fato, pelos relatos apresentados, o ambiente de trabalho dos jornalistas e as relações de trabalho vigentes são de profunda opressão e exploração.

Neste sentido, estão de parabéns o vereador George Câmara que tem se notabiilizado pelas atitudes sérias, respeitáveis e sempre presente na luta em defesa da cidade e do seu povo, especialmente, dos trabalhadores e a Câmara Municipal de Natal que ao abrigar eventos como esse se diferencia e mostra para a sociedade que apesar das "operações impactos" da vida, aquela casa cumpre um papel importante na luta democrática dos trabalhadorestodos e tem, sim, relevantes serviços prestados à sociedade.

De parabéns está o SINDIJORN e sua diretoria que ao articular um evento como esse, demonstra na prática que está conduzindo a luta da categoria com dignidade, responsabilidade, seriedade, transparência e espirito democrático de verdade.
dos jornalista em busca de sua diginidade e de seus direitos de cidadania.

Para finalizar me veio a lembrança uma frase muito celebre de Martin Luther King: "pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre."
Ao que emendo… e nem exploradas… o caminho é a luta decidida. Avante companheiros!

Um forte abraço e contem conosco.

Márcio Dias
Coordenador Geral do SINDIPETRO/RN
De parabéns estão todos os que se fizeram presentes para prestigiar e apoiar essa luta muito justa