Homologado o resultado do Prêmio Zumbi dos Palmares 2010

Na última terça-feira (9), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa homologou a decisão tomada pela comissão julgadora do Prêmio Zumbi dos Palmares quanto aos selecionados para receber a premiação. A distinção será concedida durante a sessão solene comemorativa ao Dia Estadual da Consciência Negra, em 17 de novembro, no Plenário 20 de Setembro. O prêmio foi instituído pela Assembleia Legislativa em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB).

comissão julgadora prêmio zumbi 2010

Os vencedores foram escolhidos em reunião realizada pela comissão julgadora na última sexta-feira (5), no Solar dos Câmara. Conheça os agraciados, nas cinco áreas:

Área cultural: José Roberto Moreira, indicado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Pardo. De acordo com a entidade, o agraciado foi um batalhador para a criação e a implementação do Departamento de Cultura Negra de Rio Pardo. Também criou o projeto “Espelho Meu”, junto com o grupo João Cândido.

Área social: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Núcleo Pelotas, indicado pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, devido ao trabalho de acompanhamento técnico e apoio ao processo de reconhecimento público junto a 29 comunidades quilombolas. A entidade agraciada é ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana, com 30 anos de existência e inserção na região Sul do estado.

Área política: João Batista Lima Conceição, indicado pelo Grêmio Recreativo Bafo da Onça e pelo Clube Farroupilha de Santana do Livramento. De acordo com as entidades, como vereador, advogado e professor, o agraciado tem se dedicado às causas afrodescendentes.

Área religiosa: Paulo Roberto Silva, indicado pela Sociedade Africana Ile Ixá Nilogum e Umbanda Fraternidade Tupinambá de Porto Alegre. Atua no bairro Vila Bom Jesus. O Babalorixá fundou várias associações de bairro e núcleos de jovens para combate às drogas e ao alcoolismo.

Área esportiva: Paulo César Fonseca do Nascimento (Tinga), indicado pela comissão julgadora. O atleta se destaca por sua atuação no futebol e pelas ações sociais em prol da comunidade do bairro Restinga.

O Prêmio
Instituído na Assembleia Legislativa em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB) como celebração à trajetória do líder Zumbi, ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos do país, o Prêmio objetiva destacar e homenagear personalidades e entidades com reconhecida atuação em prol da comunidade Afro-descendente.

Com informações Ag.ALRS