Brasileiros (as) elegerão futuro (a) presidente neste domingo

Neste domingo (31/10), os 135.804.433 brasileiros e brasileiras aptos a votar nas eleições 2010 deverão ir novamente às urnas para decidir quem governará o país nos próximos quatro anos. A disputa para a presidência nesse segundo turno ficou entre a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, e o postulante do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, Dilma, candidata do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu 46,91% dos votos (47.651.434) enquanto Serra, da oposição, obteve 32,61% do eleitorado (33.132.283). Além do (a) futuro (a) mandatário (a) do país, populações do Distrito Federal e de outros oito estados (Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima) ainda elegerão o (a) representante do Executivo estadual.

As eleições neste domingo acontecem de 8h as 17h (horário local) em 419.369 seções eleitorais instaladas em todo o país. Para votar, o eleitor deve se dirigir a sua seção eleitoral portando um documento de identidade oficial com foto. O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos o voto é facultativo.

No primeiro turno, 24.610.296 (18,12%) pessoas deixaram de votar e precisarão justificar a ausência nas urnas. Mesmo sem ter votado ou justificado a falta no dia 3 de outubro, os eleitores podem comparecer a seção eleitoral e votar normalmente. Entretanto, é importante lembrar que o prazo para justificativa é de 60 dias após a data de cada turno. Caso deixem de justificar durante esse período, os eleitores obrigados a votar deverão pagar uma multa.

O voto em trânsito e as urnas biométricas, duas novidades apresentadas no primeiro turno das eleições deste ano, também valerão para essa segunda rodada. No próximo dia 31, mais de 76 mil eleitores deverão votar em trânsito, ou seja, poderão votar para presidente e vice-presidente mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral. Para isso, as pessoas cadastradas deverão comparecer às seções já definidas pelas autoridades eleitorais (somente nas capitais estaduais).

Os 61 municípios brasileiros que testaram as urnas biométricas (com leitores de impressões digitais) no dia 3 de outubro também utilizarão o equipamento no próximo domingo. O objetivo, segundo o TSE, é garantir mais segurança no processo eleitoral.

Fonte: Adital