Vereadores debatem melhorias no combate ao Câncer de Mama

A Praça do Ferreira serviu de palco de reivindicações das mulheres fortalezense para a melhoria das ações preventivas do câncer de mama, nesta quinta-feira, 28. Em audiência pública da Câmara Municipal Fortaleza, reforçando a Campanha Outubro Rosa – “Câncer de Mama, Sem Investimento, Não Há Tratamento”, foram debatidas políticas públicas para mulheres acima de 40 anos, público com a tendência a desenvolver a doença.

O secretário de Saúde do Município, Alexandre Mont''Alverne, destacou o aumento de 100% no número de mamografias realizadas pela Prefeitura em 2010, tendo atualmente 12 mil procedimentos agendados. Alexandre falou de um projeto, em fase de estudo, que enviará às mulheres acima de 40 anos, no dia dos seus aniversários, um encaminhamento para fazer a mamografia.

Num universo de 1.200 mulheres por ano diagnosticadas com câncer de mama em Fortaleza, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, ressaltou a necessidades de ações pontuais nos Postos de Saúde. “Houve avanços, mas é preciso que a mulher saia com direcionamentos do Posto”, reivindicou.

Dentre os questionamentos está a falta de ginecologistas nas Unidades de Saúde e ausência de segurança nos locais. Segundo Mont''Alverne, a Prefeitura trabalha na perspectiva de um novo concurso, locando em cada Posto um ginecologista. Ele ressaltou ainda a disponibilidade de recursos para as ações de prevenção, e que se as mulheres não conseguirem ter acesso a essas políticas devem ligar para o Fala Fortaleza: 0800-2850880.

Encaminhamentos

Diante das reivindicações, Eliana Gomes reunirá a Empresa de Transportes de Fortaleza (Etuffor) e a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) num diálogo sobre o passe livre para as mulheres mastectomizadas, ainda sem data marcada. A parlamentar destacou ainda a realização da II Caminha Cor de Rosa, que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema em 7 de novembro, a partir das 7h.

Fonte: Câmara de Fortaleza