Assembleia Legislativa debate Câncer de Mama em audiência pública

Câncer de Mama: Sem Investimento não há tratamento. Esse é o slogan do Movimento Outubro Rosa 2010, iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Em Fortaleza, esse tema será abordado em audiência pública solicitada pelo deputado João Ananias (PCdoB). A audiência, que faz parte da programação oficial do movimento, ocorrerá na próxima quarta-feira, 27, às 14h30min, no auditório das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará.

O Outubro Rosa é um movimento que tem como proposta despertar a atenção das mulheres para com a sua própria saúde e para o câncer de mama. A FEMAMA alerta, principalmente, para a necessidade de realizar exames preventivos a fim de ter o diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 10 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama por ano no País. O Instituto estima em 49 mil casos novos por ano.

O deputado João Ananais, que é médico, ressalta que é fundamental garantir a assistência completa, ou seja, prevenção, diagnóstico e tratamento. Esse processo passa pelo financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), acesso aos serviços de oncologia de forma plena, acesso a novas drogas e rede de atendimento em oncologia no Ceará.

A médica Ilná Escóssia, da coordenação do Outubro Rosa em Fortaleza, observa que a proposta do movimento é alertar as mulheres para a importância da realização dos exames preventivos da mama, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela lembra que cerca de 30 mulheres morrem por dia no Brasil em consequência desse tipo câncer. "A audiência pública é o momento para chamar a atenção das autoridades a fim de que voltem suas preocupações com as mulheres e com as leis da saúde que garantem o acesso ao exame de mamografia, pois as mulheres ainda encontram muita dificuldade para fazer esse exame". A Lei Nº 11.664 antecipa o acesso ao exame mamográfico para 40 anos e determina que o SUS proporcione assistência integral á mulher diagnosticada com o câncer de mama. A legislação já foi tema de audiência pública solicitada pelo deputado João Ananias.

Outubro Rosa

O Movimento Outubro Rosa surgiu há mais de 10 anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia. O mês foi escolhido para reforçar a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Em Fortaleza, várias atividades como palestras, caminhadas, distribuição de material informativo estão previstas durante este mês.

O ponto alvo do evento é colorir de cor-de-rosa importantes monumentos do País para alertar sobre a importância da mamagrafia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos. O exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. A organização do movimento observa que qualquer pessoa pode se engajar, vestindo-se de cor-de-rosa, pendurando faixas ou laço na fachada de casa, sacada, janelas. Outra maneira de contribuir é sendo voluntário da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.

Fonte: Assessoria do Deputado João Ananias