PV: filiados não podem estar na propaganda tucana
O juiz federal Osmane Antônio dos Santos deu nesta quarta-feira (20) sentença favorável a uma das ações movidas pela coligação Acelera Pará, da candidata Ana Júlia Carepa, que pede a proibição da divulgação de imagens de filiados dos partidos que compõem a sua base e que declararam apoio ao candidato Simão Jatene, da coligação Juntos com o Povo.
Publicado 21/10/2010 12:31 | Editado 04/03/2020 16:53
A decisão é referente ao processo movido contra a Juntos com o Povo e o atual deputado estadual pelo PV Deley Santos, que declarou apoio ao candidato Simão Jatene. Ele determina que a coligação Juntos com o Povo se abstenha de veicular, em programas de rádio e televisão, imagens de membros do partido, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada veiculação. Osmane cita o artigo 54 da lei 9.504, que diz que “no segundo turno das eleições não será permitida, nos programas que trata o artigo, a participação de filiados e partido que tenham formalizado apoio a outros candidatos”.
A Acelera Pará protocolou representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), ações impedir que a Juntos com o Povo use imagens e pronunciamentos de deputados e lideranças do PV, PTB, PSC e PR no horário eleitoral gratuito, dizendo que é ilegal. Segundo a coligação, os partidos firmaram a aliança nas convenções realizadas em junho e no segundo turno permanece a validade dessas convenções.
Em seu blog, o presidente do diretório estadual do Partido Verde, José Carlos Lima, alfinetou a união de políticos do PV com Jatene. “O café da manhã que algumas pessoas, se passando por dirigentes do Partido Verde, realizaram para o candidato Simão Jatene não passou de um grande golpe político”.
“Quero informá-lo que as pessoas que comandaram a farsa para enganá-lo estavam nestes eventos e votaram por Ana Júlia. Tudo registrado em ata (…)”.
Segundo o coordenador da campanha da coligação Juntos com o Povo, Orly Bezerra, a decisão da Justiça eleitoral será respeitada. Quanto as acusações do presidente do PV, José Carlos Lima, Orly afirmou que a maior parte das lideranças do partido aderiu à campanha de Jatene.
Fonte: Jornal Diário do Pará