Wagner reúne deputados para definir rumos da campanha no 2º turno

Os deputados federais e estaduais, eleitos e reeleito no dia 3 de outubro estiveram reunidos com o governador Jaques Wagner (PT) na tarde desta segunda-feira (18/10), no Hotel Catussaba, em Salvador, para discutir as ações de mobilização em torno da campanha de Dilma Rousseff (PT) até o próximo dia 31. A meta é ultrapassar os 70% dos votos para a candidata em toda a Bahia.

Também participaram os presidentes dos partidos da base de apoio de Wagner, que compuseram a vitoriosa coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” – PT, PCdoB, PSB, PDT, PP, PRB, PHS e PSL -, os senadores eleitos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), assim como o futuro vice-governador, Otto Alencar (PP). O encontro ainda contou com a presença do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), e alguns alcaides da Região Metropolitana.

O governador destacou o papel de cada parlamentar nesta reta final do segundo turno, e solicitou empenho na mobilização de seus pares eleitorais para assegurar a ampliação da vantagem de Dilma sobre José Serra (PSDB) em todo estado. A idéia é realizar atos políticos e entrevistas em rádios nos sítios eleitorais de cada deputado, conclamando prefeitos e lideranças populares a aderirem à campanha.

Na opinião do presidente estadual do PCdoB, reeleito deputado federal, Daniel Almeida, é imprescindível intensificar o contato direto com o eleitor, mas o foco deve ser no debate de projetos. “Não devemos cair nesse debate religioso, atrasado e de baixo nível que a oposição está propondo. A religião é específica de cada segmento, seja católico, evangélico ou o candomblé. É preciso destacar as vantagens do projeto político que Dilma representa”, pontuou.

Almeida integra a coordenação de parlamentares responsável por definir a agenda comum de atividades dos deputados nestes 13 dias até a eleição. Ao seu lado, a colega de partido, a deputada federal reeleita para o terceiro mandato, Alice Portugal (PCdoB); o também reeleito federal, Nelson Pelegrino (PT); e os estaduais Marcelino Galo (PT) e J. Carlos (PT). O grupo se reúne nesta terça-feira (19), às 9h, no Comitê Central, para tentar unificar as datas dos compromissos dos parlamentares no interior.

Já estão definidos, contudo, os 20 municípios a serem visitados; dentre os quais, Itapetinga, Ribeira do Pombal e Paulo Afonso. Além de serem cidades-pólos, as escolhidas apresentaram desempenho abaixo da média em termos de votação para Dilma no primeiro turno.

A agenda de Wagner também está determinada. Na sexta-feira (15), o governador deu início à série de carreatas que realizará no interior até o próximo dia 29. A primeira cidade visitada foi Feira de Santana, seguida por Jequié e Guanambi no sábado. As próximas serão Irecê, Jacobina, Brumado, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Porto Seguro, Eunápolis, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.

Após a reunião, Wagner seguiu para o Rio de Janeiro, onde participa, ao lado de Dilma, de ato político de entrega de manifesto de apoio à candidatura da presidenciável, assinado por artistas e intelectuais de renome no país, a exemplo do cantor Chico Buarque, o teólogo Leonardo Boff, o sociólogo Emir Sader, o jornalista Eric Nepumuceno, o arquiteto Oscar Niemeyer e o escritor Fernando Morais. O documento defende a continuidade de políticas de distribuição de renda, inclusão social, erradicação da miséria e das desigualdades, educação, cultura e sustentabilidade. “Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais”, afirma.

De Salvador,
Camila Jasmin