Campanha de Dilma quer ampliar votação dela sobre Serra no RN
No primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) ganhou em 160, das 167 cidades potiguares. Agora, a coordenadora da campanha no Estado, a deputada federal Fátima Bezerra pede empenho dos aliados para garantir vitória da candidata de Lula no dia 31.
Publicado 18/10/2010 09:11 | Editado 04/03/2020 17:08
No primeiro turno das eleições, Dilma venceu em 160, dos 167 municípios potiguares, tendo conquistado 846.416 votos, o que equivale 51,76% dos votos válidos. “Nós queremos que ela possa ampliar essa votação vitoriosa”, declarou Fátima, que é a coordenadora da campanha de Dilma no Rio Grande do Norte.
Para alcançar a meta, desde a quarta-feira (13) o comitê suprapartidário colocou, oficialmente, a campanha petista nas ruas. O primeiro ato público foi a caminhada “Natal com Dilma contra as mentiras”, que largou do Alecrim em direção ao Centro da cidade. No percurso, muitas bandeiras e distribuição de panfletos. A mobilização contou com a presença de políticos da base lulista.
Outra mobilização foi a caravana “Dilma Presidente”, que partiu neste sábado (16) de Natal em direção ao município de São Gonçalo do Amarante. A carreata movimentou as ruas da Zona Norte da capital e também do município vizinho. Deputados federais, estaduais, prefeito e vereador participaram da mobilização.
Assim como essas duas mobilizações, as demais a serem realizadas nas próximas duas semanas de campanha presidencial devem priorizar as cidades com grande número de eleitores, como é o caso da capital do estado, além de Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba, por exemplo. Essas cidades são estratégicas para a ampliação de votos de Dilma, como é possível observar a seguir.
O Nominuto.com fez um levantamento da votação que os três principais candidatos à Presidência da República – Dilma, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – obtiveram no primeiro turno das eleições nos 19 maiores colégios eleitorais do estado e constatou que Dilma venceu em 18 deles.
Mas a petista perde tanto para Serra quanto para Marina no terceiro maior colégio eleitoral, que é Parnamirim. Cidade que concedeu muitos votos para os deputados federais reeleitos Fátima, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e João Maia (PR), todos apoiadores de Dilma.
Esses parlamentares, juntamente com o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), têm grande responsabilidade em reverter essa situação em Parnamirim.
Mas não só eles, Fátima tem feito convocações para que todos “vistam a camisa”, uma vez que a “obrigação” é a mesma para todos os partidos que apoiam a coligação “Para o Brasil seguir mudando”.
“Quero reforçar o pedido aos partidos aliados que se engajem na campanha do segundo turno. Pedir ao PMDB para entrar na luta, com [o deputado federal] Henrique Alves, o senador Garibaldi, os deputados estaduais, até porque a mesma obrigação que o PT tem, o PMDB tem também”, argumentou Fátima, durante entrevista ao Jornal 96 (96 FM), desta sexta-feira (15).
Sobre a conquista dos votos do PV, de Marina Silva, a petista disse, na entrevista, que as bases já estão trabalhando o convencimento dos eleitores e que “quem quer votar em Dilma já está vindo”.
Mapa das eleições no RN
Em todo estado
Dilma venceu em 160, dos 167 municípios. Já Serra ganhou apenas em Parelhas, Ruy Barbosa, Senador Georgino Avelino, Rio do Fogo, Barcelona, Goianinha e Parnamirim. Marina conquistou o segundo lugar em 20 cidades potiguares.
Nos maiores colégios eleitorais
Os 19 maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte são: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo, Ceará Mirim, Macaíba, Caicó, Assu, Currais Novos, Apodi, São José de Mipibu, Nova Cruz, Santa Cruz, João Câmara, Touros, Canguaretama, Macau, Areia Branca e Pau dos Ferros. Entre eles, Dilma só perdeu em Parnamirim.
Participação dos segmentos na campanha
Além das mobilizações de rua e do trabalho dos líderes políticos, a campanha de Dilma conta com a participação de segmentos evangélicos, católicos, empresariais, de jovens, mulheres, professores, profissionais liberais e prefeitos, entre outros.
O comitê dos prefeitos – composto pelos gestores de Parnamirim, Maurício Marques, de Macaíba, Marília Dias, de Parelhas, "Chico do PT", de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e de Lajes, Benes Leocádio – está em plena atividade política.
O segmento religioso, padres e pastores, também se movimenta em todo Brasil. Nesta sexta-feira (15), este segmento lançou um manifesto pró-Dilma para conter, segundo o documento, “os boatos” de que Dilma é a favor do aborto e do casamento gay.
“Não vamos cair na armadilha dos adversários […]. Queremos é debater o Brasil. Fazer uma comparação do Brasil de hoje com o de ontem, além de apresentar o Brasil de amanhã, o Brasil de Dilma”, destacou Fátima, emendando que essa consciência política vem sendo trabalhada junto aos segmentos.