Fortaleza: Inscrições abertas para o Edital de Carnaval 2011

Serão selecionadas até 31 agremiações, totalizando um investimento cultural de 410 mil reais.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acaba de lançar o Edital de Carnaval de Rua de Fortaleza 2011, com o objetivo de apoiar projetos de agremiações carnavalescas. Para participar, os interessados devem inscrever suas propostas até o dia 29 de outubro, preenchendo um formulário disponível nesta página e no site da Secultfor, e apresentando os demais documentos exigidos no edital.

Para o Carnaval do ano que vem, a Prefeitura irá investir R$ 410 mil, premiando até 31 agremiações. Por meio do edital, os interessados concorrem de forma democrática a recursos públicos. Além do prêmio, como é de praxe, a festa homenageia um artista local. Em 2011, a reverência vai para José Ferreira Arruda, o Zé Rainha, eternizado no papel de rainha de maracatu como uma das mais atuantes figuras carnavalescas de Fortaleza.

Assim como na edição passada, podem concorrer maracatus, escolas de samba, blocos, cordões e afoxés. Podem participar pessoas físicas (maiores de 18 anos residentes em Fortaleza há pelo menos dois anos) representantes de agremiação carnavalesca e pessoas jurídicas (de natureza cultural, sem fins lucrativos). Um dos requisitos exigidos é que a agremiação tenha participado de, no mínimo, um carnaval de rua de Fortaleza. Além disso, os candidatos devem apresentar propostas que zelem pelo espaço público e que respeitem a ordem e a cidadania, utilizando somente carros de som com altura máxima de três metros e respeitando o limite de decibéis permitido pela legislação em vigor.

A escolha será feita por uma comissão, composta de três membros, que emitirá parecer técnico sobre todos os projetos apresentados. A seleção irá levar em conta uma série de aspectos, entre eles a qualidade do projeto artístico, a clareza do projeto técnico, o currículo de atividades da agremiação e o envolvimento da comunidade, entre outros. Após essa etapa, os projetos passarão por uma habilitação jurídico-fiscal.

Cronograma

Até 29/10 – Inscrições
08/11 – Divulgação do Resultado da Seleção – 1ª Etapa
08 à 12/11 – Entrega da documentação.
16 e 17/11 – Habilitação Técnica – 2ª Etapa
18/11 – Divulgação dos contemplados
30/11 – Comparecimento das agremiações à SECULTFOR para assinatura dos Termos de Premiação e atualização das certidões necessárias

Arquivos

Edital de Carnaval de Rua de Fortaleza 2011
Ficha de inscrição
Comprovante de vínculo
Declaração de contrapartida

Fonte: Prefeitura de Fortaleza