25 anos: Vereadores de Fortaleza homenageiam Pastoral da Criança

Por meio de um trabalho voluntário e dedicado, um grupo de pessoas vem conseguindo importantes avanços na qualidade de vida das crianças cearenses. Há 25 anos, começava o trabalho da Pastoral da Criança no Ceará. Esta história foi homenageada hoje, 8, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A proposição é da vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

Pastoral da Criança

Para ela, além do trabalho de visitar as famílias e acompanhar o desenvolvimento das crianças, a Pastoral tem um papel relevante na idealização de políticas públicas. “Há 25 anos, as coisas não eram tão fáceis. Havia seca e fome. Sabemos o quanto a Pastoral teve um papel importante para mudar uma realidade”. Eliana destacou o papel desempenhado por Zilda Arns, fundadora da Pastoral. “Ela viajou o mundo inteiro mostrando a experiência do soro caseiro e da multimistura”, exemplificou.

A coordenadora estadual Marister Guimarães diz com orgulho os dados que retratam a mudança: nas comunidades que são acompanhadas pelas lideranças da Pastoral, o índice de mortalidade é de 6,9 por cada mil nascidos vivos. Nos últimos cinco anos, continua a jornalista Inês Prata, que atua na coordenação estadual, este índice variou entre 6,9 e 8. “Isso é índice de primeiro mundo”.

Atualmente, 60 mil crianças são atendidas pela Pastoral no Ceará. “As crianças deixaram de morrer graças ao carinho dos líderes. Precisamos contar com mais pessoas para esse trabalho”, convida a irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. De acordo com Marister, a Pastoral conta hoje com cinco mil líderes – e o ingresso de novos é sempre muito bem vindo.

O vereador Salmito Filho, presidente da Casa, presidiu a sessão solene e também parabenizou os 25 anos da Pastoral da Criança. “Parabenizo o carinho dessas pessoas que dedicam seu tempo e parte de sua vida para cuidar bem das crianças e orientar famílias”.

Mais informações sobre a Pastoral da Criança no Ceará pelo telefone (85) 3254 6441.

Fonte: Câmara de Fortaleza