Sem categoria

Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso

O PT foi um dos partidos que mais se beneficiaram do encolhimento da oposição demo-tucana no Congresso Nacional. Mas o resultado das eleições de 3 de outubro também foi favorável ao chamado bloco de esquerda (PSB, PCdoB e PDT), bem como aos partidos de centro.

As três legendas mais importantes do bloco — PSB, PCdoB e PDT — somaram pouco mais de 66,5 milhões de votos em todos os cargos disputados nas eleições de domingo. Assim, o eleitor concedeu à esquerda 77 vagas na Câmara e dez no Senado.

Em termos de votos, o PCdoB também surpreendeu nas urnas e foi o quarto partido mais votado para o Senado, atrás apenas de PT, PSDB e PMDB. Os nove candidatos comunistas a senadores acumularam 12,5 milhões de votos.

Já os quatro principais partidos de centro, presentes em todos os governos desde a redemocratização do país, prosseguem cacifados pelas urnas. Juntos, PMDB, PP, PR e PTB tiveram quase 124,3 milhões de votos, assegurando 182 de 513 vagas na Câmara e 35 dos 81 assentos no Senado.

Dessas siglas, nenhuma somou mais eleitos que o PMDB — que, neste ano, indicou o presidente da Câmara, Michel Temer, para a vice da presidenciável Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. Os candidatos peemedebistas tiveram a preferência de mais de 65,8 milhões eleitores (votos nominais e de legenda), com 79 cadeiras garantidas na Câmara e 20 no Senado.

Da Redação, com agências