Sem categoria

Padilha: Presidente Lula está feliz com vitória de aliados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a vitória de aliados no Congresso Nacional e nos estados. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. "Ele (Lula)ficou feliz com o resultado. Conviveu com um Senado com minoria e saiu ontem com maioria. É claro que ele está feliz", afirmou Padilha, em rápida conversa com os jornalistas, nos corredores do Palácio Planalto.

Padilha descartou que Lula possa se licenciar do cargo para se dedicar integralmente à campanha de Dilma Rousseff para o segundo turno. "Ele nunca pensou nisso e isso nunca foi discutido dentro do governo", afirmou.

Após a reunião com o Presidente e outros ministros, Padilha disse que Lula não fez comentários sobre o desempenho da candidata à presidência Marina Silva (PV) – que contribuiu para o segundo turno – e a derrota de alguns adversários mais contundentes, como o atual líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio.

Padilha lembrou que Dilma e seu candidato a vice, Michel Temer (PMDB), convidaram governadores eleitos da base para uma reunião em Brasília e que caberá ao comitê de Dilma se manifestar sobre os próximos passos da campanha, inclusive sobre uma eventual interlocução com Marina Silva.

O Palácio do Planalto cancelou a reunião da coordenação política do governo, mas outra reunião foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com alguns ministros que integram a coordenação política para começar a redefinir a sua agenda de trabalho para as próximas quatro semanas.

Ajuda de Lula

Lula quer ajudar a candidata petista Dilma Rousseff, a exemplo do que fez no primeiro turno. A ideia é continuar casando as viagens de campanha com as de presidente, para inauguração de obras. Mas a definição dos locais dependerá da avaliação que ainda está sendo feita de cidades e Estados que precisarão do reforço de Lula. Para o presidente, a campanha não pode esperar e é preciso ter pressa em começar a
agir para não perder terreno.

Ao final da reunião, Lula preferiu não se manifestar e ainda não há previsão de quando ele dará suas primeiras declarações sobre a realização do segundo turno.

Participaram de conversas com Lula, além de Padilha, os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins; da Secretaria Geral, Luiz Dulci; da Fazenda, Guido Mantega; o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.

À tarde, Lula se reúne com o governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que já prometeu empenho no segundo turno das eleições a favor de Dilma.

A única viagem do presidente Lula prevista para esta semana será para o Rio de Janeiro, onde inaugura uma plataforma da Petrobras e um laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De Brasília
Com agências