Carrion é reeleito para o parlamento gaúcho

Com mais de 34 mil votos, o comunista Raul Carrion foi reconduzido ao parlamento gaúcho neste domingo.

Deputado estadual e atual líder do PcdoB na Assembléia, Carrion é historiador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado pela Fapa, casado e pai de Maria Victoria. Com uma campanha composta por militância aguerrida e parcos recursos, Carrion concentrou esforços em visitas a portas de fábricas, comércios e feiras, locais que visita rotineiramente para prestar contas de seu mandato legislativo.

Na militância política há 47 anos, Carrion é filiado ao PCdoB há 40 anos. Funcionário concursado do Ministério Público Estadual, professor de História, sindicalista, militante comunitário, Carrion marcou presença na luta pelas reformas de base nos anos 1960. Na mesma década trabalhou na categoria metalúrgica. Foi preso em 1971, submetido às mais bárbaras torturas, mas não fraquejou. Libertado mas perseguido pela repressão, exilou-se no Chile e na Argentina. Com a anistia, voltou a Porto Alegre em 1979. Participou das lutas pelo fim da ditadura, pelas Diretas Já, pela Constituinte livre e soberana. Foi em Canoas, que iniciou importantes lutas por moradia e pelos trabalhadores metalúrgicos e rodoviários.

Reforma Urbana
Carrion tem como uma de suas marcas a luta pela reforma urbana e em defesa do direito à moradia. Como deputado presidiu a Comissão Epecial de Habitação Popular e Regularização e dirigiu a Subcomissão de mesmo nome. Formou o Fórum Permanente de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos e organizou o 1º Seminário Estadual sobre a Função Social da Propriedade do Solo Urbano. Preside a Secretaria Nacional das Cidades da Unale e coordena a Frente Nacional de Deputados Estaduais pela Reforma Urbana.

Direitos Humanos
O Mandato Popular também teve como marca o combate a todo tipo de discriminação de raça, gênero, opção sexual, idade ou deficiência. É autor da lei da meia-entrada para estudantes nas atividades culturais e esportivas e da lei que prevê atendimento prioritário nas cirurgias plásticas às mulheres vítimas de violência. Carrion teve importante atuação contra a corrupção no governo do Estado e na retomada do projeto de extensão do Trensurb.

Projetos
Para a próxima legislatura, o parlamentar projeto incrementar o apoio à indústria de máquinas e equipamentos e pela revitalização do porto de Porto Alegre. A defesa às comunidades quilombolas na luta pela titulação e condições dignas de vida e pela recuperação da UERGS também estarão entre as prioridades do mandato.

De Porto Alegre,
Isabela Soares