Mais de 44 mil pessoas dizem sim ao limite da terra no Ceará

Realizado em cerca de 90 municípios do Estado, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra já teve sua apuração concluída no Ceará. Foram cerca de 46.000 mil votantes. Sendo que mais de 44.000 concordaram que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um tamanho máximo e que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e da cidade.

Os municípios de Fortaleza, Tamboril, Crateús, Independência e Juazeiro do Norte obtiveram o maior número de votantes do estado. Na avaliação da comissão que coordenou a aplicação do Plebiscito no Ceará, o resultado foi satisfatório, mas poderia ter sido melhor, houve falhas no processo de mobilização de entidades para que as mesmas participassem do Pleito.

Todas as Cáritas Diocesanas e Entidade Membro participaram ativamente da Campanha, conseguindo que a votação ocorresse com sucesso em várias áreas de atuação das CD/EM. O Plebiscito cumpriu o papel de trazer novamente para a agenda social o tema do limite da propriedade da terra como instrumento para a conquista da soberania alimentar.

Fonte: Monyse Ravena – Comunicadora Popular da ASA / Adital