Ceará: Ibope aponta vitória de Cid e empate técnico no Senado

Segundo o Ibope, faltando menos de 48 horas para o início da votação, Cid Gomes tem 55% das intenções de voto contra 32% de todos os outros seis candidatos juntos. A pesquisa também aponta disputa acirrada nas duas vagas ao Senado no Ceará. A nova consulta foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro e ouviu 1610 eleitores em 77 cidades cearenses.

A nova pesquisa Ibope/TV Verdes Mares, divulgada nesta sexta-feira (01/10) mostra que a decisão das duas vagas ao Senado no Ceará será bastante disputada. Segundo os novos números, não é possível definir quem serão os eleitos. O candidato tucano Tasso Jereissati (PSDB), continua liderando com 50% das intenções de votos. Eunício Oliveira (PMDB) aparece próximo ao tucano com 47% e José Pimentel (PT) também aparece com chances, pontuando 42%.

Alexandre Pereira (PPS) tem 3% das intenções de voto, enquanto Marilene Torres (PSOL), Polô (PV), Raquel Dias (PSTU), Reginaldo (PSTU) e Tarcísio Leitão (PCB) alcançaram 1 ponto percentual cada um. Benedito Oliveira (PCB), não pontuou.

Na disputa ao Governo do Estado, a pesquisa Ibope/TV Verdes Mares mostra o candidato à reeleição Cid Gomes com 55% das intenções de voto. O candidato do PSB estaria eleito no primeiro turno, seguido por Lúcio Alcântara (PR), com 19% e Marcos Cals 11%. Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) alcançaram 1% das intenções de voto cada. Francisco Gonzaga (PSTU) e Maria da Natividade (PCB) não pontuaram. 6% dos eleitores estão na faixa do branco/nulo e 7% ainda estão indecisos.

Segundo o Ibope, os percentuais de votos válidos (excluídos os votos os brancos, nulos e indecisos), Cid Gomes ficaria hoje com 63% contra 22% de Lúcio Alcântara e 13% do tucano Marcos Cals.

Foram entrevistados 1610 eleitores, entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa, que tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 59.472/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral – 3.056/2010.

Números Ibope

Senado:

Tasso Jeireissati (PSDB): 50%
Eunício Oliveira (PMDB): 47%
José Pimentel (PT): 43%

Governo do Ceará:

Cid Gomes (PSB): 55%
Lúcio Alcântara (PR): 19%
Marcos Cals (PSDB): 11%
13% indecisos, brancos ou nulos

De Fortaleza,
Carolina Campos