Senado: Pesquisa Vox Populi confirma empate técnico triplo no CE

Sondagem divulgada ontem pelo portal iG mostra o senador Tasso Jereissati com 46%, contra 44% de Eunício Oliveira (PMDB) e 43% de José Pimentel (PT). Pelo Governo, Cid Gomes (PSB) mantém 54% das intenções de voto e pode vencer no primeiro turno

Disputa no Senado - Ceará

A nova pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta quarta-feira (29/09) pelo portal iG, ratifica que a disputa está embolada entre os três principais candidatos ao Senado no Ceará. Tasso Jereissati (PSDB), com 46% das intenções de votos, está tecnicamente empatado com o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, que soma 44% da preferência dos eleitores e com o petista José Pimentel que tem 43%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, a indefinição sobre a escolha dos dois senadores deve seguir até o fim da apuração dos votos no Ceará. A pesquisa apontou ainda que, para o Senado, 29% dos eleitores disseram ainda estar indecisos.

A pesquisa Vox Populi/iG também mostra que o candidato à reeleição Cid Gomes (PSB) continua na liderança e pode vencer ainda no primeiro turno a disputa ao Governo do Ceará com 54% das intenções de voto. Lúcio Alcântara (PR) registra 19%, e Marcos Cals (PSDB) aparece 12%. Para não ir ao segundo turno, o candidato precisa alcançar metade dos votos mais um. Entre os entrevistados, 11% alegam ainda estar indecisos sobre a escolha do novo governador e 4% afirmam que vão votar em branco ou nulo.

O Vox Populi também verificou a preferência do eleitor cearense pelos candidatos à Presidência. Pelos resultados, Dilma Rousseff (PT) tem 70% das intenções de voto, contra 15% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV).

A pesquisa foi realizada no dia 24 de setembro, com 800 eleitores, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32.967/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 59.370/2010.

Vox Populi em números

Senado:

Tasso Jeireissati (PSDB): 46%
Eunício Oliveira (PMDB): 44%
José Pimentel (PT): 43%
29% de indecisos

Governo do Ceará:

Cid Gomes (PSB): 54%
Lúcio Alcântara (PR): 19%
Marcos Cals (PSDB): 12%
11% de indecisos
4% vão votar em branco ou nulo

Presidência da República no Ceará:

Dilma Rousseff (PT): 70%
José Serra (PSDB): 15%
Marina Silva (PV): 8%

De Fortaleza,
Carolina Campos