Em São Paulo, Prouni é tema da campanha de Petta

O enfoque da campanha nesta quarta-feira (29), a exatos quatro dias para o pleito de 3 de outubro, foi o programa que hoje engendra mais de 700 mil estudantes: o Prouni. E para avaliar as conquistas deste projeto, Petta participou de uma conversa na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), unidade Barra Funda, em São Paulo.

Lula e Petta

A criação desse programa é uma das maiores conquistas da gestão de Gustavo Petta como presidente da UNE, de 2003 a 2007. Quando o programa foi criado, a principal crítica era a de que rebaixaria a qualidade dos cursos nas universidades. Especulou-se que os alunos de baixa renda teriam dificuldade para acompanharem as aulas e se manterem nas instituições. "Sabemos, hoje, que o resultado é mais que positivo. Ele é um dos principais mecanismos para auxiliar a inclusão do jovem de baixa renda no ensino superior. Tivemos a oportunidade de criar um programa que está mudando a cara da nossa universidade", explicou Petta para os estudantes da UNINOVE.

Para endossar a conversa, estavam presentes o presidente da UEE-SP, Carlos Siqueira e o presidente da UJS Estadual, Thiado Andrade. Carlos citou uma das propostas do candidato, que é criar um novo rumo para o estudante brasileiro através da proposta de ampliação do número de vagas para o programa e a criação da "Bolsa de assistência estudantil para ProUnistas", garantindo o pleno desenvolvimento educacional. Eles também ajudaram Petta a panfletar na porta da universidade espalhando as demais propostas.

Campanha no Jabaquara

Depois, Petta participou de uma plenária na escola de futebol Olímpia, no bairro Jabaquara. O presidente do PCdoB da cidade, Ademilson Gaudino; a líder comunitária, Maria José da Silva; e o coordenador da campanha, Fernando Henrique, além de diversas lideranças comunitárias, professores e atletas estavam presentes para dar força ao candidato nessa reta final.

Além de discorrer sobre o Prouni e as realizações como secretário de Esportes em Campinas, em 2009, Petta também citou a última pesquisa realizada pelo Datafolha, que mostra que a maioria (66%) dos eleitores brasileiros ainda não tem um nome para deputado federal.

"Muita gente ainda não definiu voto. A decisão será tomada nos dias que antecedem as eleições pela maior parte dos eleitores sem-candidato. Por isso, eu peço que vocês me ajudem com a garganta e o coração. Vamos mostrar para amigos e familiares as minhas propostas e vamos caminhar rumo a vitória no dia 3 de outubro", enfatizou.