Chávez pedindo votos para Dilma é mais falso que nota de 3 reais

Qualquer pessoa que já assistiu a um reality show já ouviu a mesma frase dos participantes quando tudo acabou: “o que eu disse foi distorcido na edição”. É a mais pura verdade. Os processos de montagem de vídeo andam tão evoluídos que você pode criar qualquer coisa. É só escolher os pontos certos, uma trilha sonora que mostre conflito colocar as cenas na sequência que a sua imaginação desejar que pronto! Eis uma nova versão – falsa – de um fato.

Há algumas semanas recebi uma mensagem do blog Jornalisticamente Falando sobre a montagem de um vídeo em que Hugo Chávez, o ministro Franklin Martins e Dilma Rousseff admitem seus supostos “crimes” durante a ditadura. O blog, com muito profissionalismo, conseguiu desmentir o que interessa: as falas de Dilma foram completamente editadas e distorcidas, vale a pena assistir ao vídeo original.

Mas faltava algo que eu não pude ver no dia: as falas de Hugo Chavez também soavam falsas. Ao assistir ao vídeo algumas vezes, percebi o que me incomodava: Aquele Hugo Chávez dos reacionários era dublado!

Para provar a farsa, eu precisava de tempo para achar o vídeo original do presidente venezuelano. E eu encontrei. Notem que, no vídeo forjado, parece que Chávez fala a uma enorme platéia toda vestida de vermelho. Na verdade, como vocês podem conferir no original, ele está eu seu gabinete.

Algumas técnicas são utilizadas para tentar “enganar”. As imagens do vídeo forjado são esticadas por softwares de edição, como o Adobe Première ou o Final Cut da Apple. As cores estão saturadas e distorcidas, tudo para que ninguém consiga reparar que o abrir e fechar de boca de Chávez não “casa” com o áudio. A trilha de suspense ao fundo serve pra justificar o porquê não ouvimos o som daquela enorme platéia – que só está lá por edição – toda de vermelho.

Veja primeiro o vídeo falso:

Agora compare a edição golpista que você viu com os vídeos originais:

Fonte: Seja Dita Verdade