Começa greve dos bancários

Os bancários do Rio Grande do Norte e mais 23 estados brasileiros entraram em greve a partir desta quarta-feira (29). Sindicatos da categoria em todo Brasil realizaram assembleias nesta terça-feira (28) e decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado. Os bancários rejeitam a proposta de reajuste salarial dos bancos, equivalente a 4,29%.

Desde o dia 10 de agosto os bancários negociam com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Eles apresentaram uma proposta de reajuste de 24%. Para o diretor o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, esse é o percentual necessário para a recuperação dos salários dos bancos privados.

Em nota, o diretor financeiro do Sindicato, Eduardo Xavier, declarou: “nos bancos públicos as perdas chegam a 100%, enquanto apenas no 1º semestre deste ano os bancos lucraram mais de 40%”. Ele explicou ainda que a proposta da Fenaban não cobre, sequer, a inflação deste período.

Com a greve deflagrada nesta quarta-feira, as agências ficarão fechadas por tempo indeterminado. Com isso, os serviços que necessitam de atendimento individualizado estão suspensos.

Apenas a compensação de cheques deve funcionar normalmente e os usuários vão dispor também dos serviços realizados via internet ou através dos caixas eletrônicos, onde é possível efetuar saques, depósitos e transferências.
 

Portal Nominuto.com